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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Experiencia da Tanzania da educacao de Adultos



Alfabetizacaon de Adultos, experiencia da Tanzania

Contextualização da Tanzania
Tanzania é  um Pais da Africa Oriental e define a Alfabetizacao aquela que é direccionada a maiores de 5 anos que podem ler e escrever Kiswahili (Swahili), Ingles ou árabe.
Este País a semelhança de muitos outros Países africanos, após a independência nacional nos anos 60, levou a cabo uma séria de campanhas de alfabetizaçao a todos os níveis como forma de de garantir a criação de novas mentalidades e de unidade nacional e
a semelhança de muitos países socialistas/ comunistas teve impactos positivos e assinaláveis no processo de alfabetizcao dos seus povos. 
Na Tanzania e como resultado destas campanhas massivas levadas a cabo, a taxa de alfabetizacao entre adultos quase dobrou  de 33% para 61%  em 1975 junto a rapida expansao da educacao primaria que envolveu inmstrutores de alfabetizacao e a desribuicao de mais de um milhao de oculos e a impressao de altissimos numeros de livros e documentos, para além do uso da língua nacional “ Kiswahili” no processo de alfabetização.
Table 37: Literacy Rates by Region, Sex and Female/Male Gap, 1995.Tata Tabela 1: taxas de alfabetização por região, sexo e Feminino / Masculino e a diferença entre os homens e as mulheres em 1992
Arusha Regiao
Mulheres
Homens
Toraal
Diferenca H/M
Arusha
 76,0
68,0
72,0
0,89
Dar es Salaam
97,4
95,3
96,4
0,98
Dodoma
86,1
78,7
82,3
91
Iringa
89.4 89,4
83.5 83,5
86.2 86,2
0.93 0,93
Kagera Kagera
85.0 85,0
79.7 79,7
82.1 82,1
0.94 0,94
Kigoma Kigoma
83.8 83,8
72.9 72,9
77.8 77,8
0.87 0,87
Kilimanjaro Kilimanjaro
96.7 96,7
94.1 94,1
95.3 95,3
0.97 0,97
Lindi Lindi
91.0 91,0
86.5 86,5
88.6 88,6
0.95 0,95
Mara Mara
90.6 90,6
85.4 85,4
87.7 87,7
0.94 0,94
Mbeya Mbeya
82.4 82,4
76.6 76,6
79.3 79,3
0.93 0,93
Morogoro Morogoro
86.7 86,7
85.0 85,0
85.8 85,8
0.98 0,98
Mtwara Mtwara
82.4 82,4
77.2 77,2
79.6 79,6
0.94 0,94
Mwanza Mwanza
85.6 85,6
80.6 80,6
82.7 82,7
0.94 0,94
{wamo wamo
86.9 86,9
80.5 80,5
83.6 83,6
0.93 0,93
Rilwa Rilwa
85.5 85,5
71.7 71,7
78.4 78,4
0.84 0,84
Ruvuma Rovuma
96.7 96,7
94.4 94,4
95.4 95,4
0.98 0,98
Shinyanga Shinyanga
71.5 71,5
65.0 65,0
68.1 68,1
0.91 0,91
Singida Singida
80.6 80,6
72.9 72,9
74.4 74,4
0.90 0,90
Tabora Tabora
89.8 89,8
86.0 86,0
87.8 87,8
0.96 0,96
Tanga Tanga
92.7 92,7
88.3 88,3
90.4 90,4
0.95 0,95
Total Total
86.9 86,9
81.5 81,5
84.0 84,0
0.94 0,94
Fonte: Relatório da UNESCO 1995
Em 1992, a taxa de alfabetização foi de 84 para a população com idade entre 13 anos e acima, conforme mostrado na tabela acima.

Metodologias ou estratégias usadas
A integração de outros do estado em programas de Educação na implementação de programas virados a educação contribuiu significativamente contrariamente aos outros países que responsabilizam apenas ao sector da educação como por exemplo:
a) São instituições de base, administrados pelo Ministério do Desenvolvimento Comunitário Assuntos das Mulheres e Crianças. Tanto homens como mulheres estão matriculados em tempo (3 meses a 2 anos) e cursos de curta duração (1 dia a 3 meses As principais rotas comerciais oferecidos incluem a carpintaria, alvenaria, fazendo calçados, mecânica - cursos de longa e processamento de alimentos, reflorestamento, etc habilidades entreprenership curto prazo e fora do alcance de cursos. A taxa de matrícula, bem como para cima - manter os custos são pagos pelo governo e os grupos-alvo.
b) 7Educação e Formação Profissional Authority (VETA) sob o Ministério do Trabalho e Desenvolvimento da Juventude, coordenando 17 Centros de Formação Profissional (VTCs) O país inteiro. Eles preparam, actualização, reciclagem de artesãos de salários, o auto-emprego ou promoção profissional. Os principais programas incluem: aprendizagem informal, técnica e comercial e na melhoria das qualificações de formação.
c) Complementar Educação Básica na Tanzânia (Cobet) A Escola Iniciativa de Mapeamento de ser realizado no distrito de (55 +) revelou uma magnitude crescente de crianças fora da escola. A inscrição de mais crianças em idade para Std. I (9+) é a norma na maioria das escolas. Como tal, as crianças aos sete anos (a idade oficial para começar a escola) continuam a ser deixado de fora, fazendo a conquista do acesso universal ao ensino fundamental na idade correcta continuamente adiada, a menos deliberada medidas estão em vigor para inverter a tendência.
O Plano Diretor de Educação Básica (BEMP-1997) retoma o Programa Cobet como uma iniciativa para o acesso à educação primária fora-de-escolares (8 - 18) em um contexto não formal.. É também uma medida de compensação para o back-log de mais crianças em idade.
Cobet é uma comunidade baseada em programa evolutivo da área de micro-planejamento do ensino primário.. A Comunidade apoia os centros Cobet fornecendo edifícios, facilitadores, de centro-base de gestão e acompanhamento. Eles também contribuem para o desenvolvimento do processo de currículo, participando na avaliação das necessidades das crianças, tornando assim a decisão sobre os tipos de temas e áreas de ênfase para a aprendizagem consideradas importantes para a funcionalidade dos resultados de aprendizagem. O currículo ensinado é baseado no sistema escolar formal primário, de cinco anos, condensado em um ciclo de ensino de três anos. COBET also emphasizes the teaching of Life Skills. Cobet também enfatiza o ensino de habilidades da vida.

Estratégias no âmbito da  Educação de Adultos7.4.4 Integrated Community Based Adult Education (ICBAE)
 Integrada de Base Comunitária de Educação de Adultos (ICBAE)
O programa é projectado para fornecer as competências essenciais para os analfabetos, os neo-alfabetizados e jovens fora da escola, com especial atenção às mulheres e os deficientes. É administrado pelo Ministério da Educação e Cultura. Até agora, abrange Morogoro, Mwanza, Tanga e Kilimanjaro. O movimento é chegar a todas as regiões em todo o país até o ano de 2003.
Tradicionais e modernos qualificação profissional são oferecidos aos clientes com o objectivo de promover o auto-emprego. Os facilitadores são profissionais e para-profissionais. As comunidades locais podem participar no programa através da criação de centros, oferecendo instalações do centro, como cadeiras, bancos, abrigos, etc The Ward Coordenadores de Educação de Adultos supervisionar as atividades dos centros.
As contribuições ICBAE significativas incluem: a promoção de actividades geradoras de rendimentos, casas melhoradas (apoiado casas de tijolo) e fundos de empréstimo rotativo.
A melhoria da alfabetização de adultos e educação não formal tem recebido pouca atenção do setor privado, as ONGs / OCs e governo. As orientações políticas não foram desenvolvidas e ONGs do sector específico de educação / CBO iniciativas tendem a ser pequenos ou novos. As ONGs só que intervieram nesta área são:
  • ""Coligação Haki Yetu muçulmana da Mulher", que executa um programa só as mulheres adultas em Kigamboni Dar es Salaam;
  • CARE, que trabalha em Bagamoyo, apoiando as aulas de alfabetização para alunos de mais de 200 adultos;
  • SCF trabalhando em Mtwara distrito rural organizando 42 out-of-juvenil da escola para começar a alfabetização de adultos.
 FLE programa envolve o processo de oferta de competências que permitam aos jovens a compreender as inter-relações entre as mudanças de população, a situação, o desenvolvimento e aspectos da qualidade da vida humana.
FLE convites para ensinar habilidades especiais que devem ser eficazes em influenciar a mudança de atitudes, comportamentos e práticas dos jovens que deveriam levar a uma adaptação de novos valores positivos para a melhoria da qualidade de vida. As principais áreas abordadas incluem: dinâmica populacional e suas consequências, incluindo a saúde reprodutiva, sexualidade e saúde sexual, família e vida familiar, a igualdade de género ea capacitação das mulheres.
FLE é patrocinado pela Organização das Nações Unidas para a População (FNUAP). A agência de execução é o Ministério da Educação e Cultura através do Instituto de Educação Tanzânia (TIE). O foco principal é sobre a juventude na escola, especificamente na escola primária padrão de 6 e 7 e do ensino secundário formulário I - IV e professores universitários de formação. Até agora Iringa, Morogoro, e Mtwara Regiões foram abrangidas pelo programa. Os métodos empregados para a formação de jovens para o desenvolvimento de habilidades são: abordagem de investigação, demonstração, dramatização, estudo de caso e dramatização FLE alcançou os seguintes: formação de 217 pessoas para a vida familiar da formação de recursos, elaboração de guias curriculares, manuais de professores e outros estudantes (37.000 cópias de materiais e 2.000 cartazes de sensibilização) foram impressos e distribuídos.
Não obstante os êxitos mencionados, os principais problemas tem sido a falta de fiscais, recursos físicos e humanos para implementar nacional FLE, de modo a fornecer as competências essenciais para os grupos-alvo com vista a melhorar a sua qualidade de vida eo desenvolvimento sustentável.
Educação para uma vida melhor
A educação tem agora claramente se tornar um processo permanente, com pessoas de aprendizagem em qualquer idade e em qualquer lugar como das necessidades e oportunidades surgem. Algumas oportunidades de aprendizagem fora da escola formal são rigorosamente estruturado, mas empregar meios não-formal ou formal de entrega de instrução. Alguns alunos organizam em grupos pequenos ou uso individual de ensino / aprendizagem de situações, outros ainda fazem uso de modernas de telecomunicações e tecnologias de computação para alcançar um grande número de alunos, ou seja, meios de comunicação e canais de comunicação modernos para fins educacionais - embora isso normalmente não é sua função principal. As actividades educativas que constituem esta componente do ensino básico são muitas vezes destinados a reforçar e complementar a educação formal e fora da escola (não formal) Os programas de ou para atingir o público geral, programas educacionais e de difusão de mensagens através de rádio e televisão, por exemplo, podem ser utilizados para melhorar a aprendizagem em sala de aula, reforçar local do HIV / aids, e / ou atingir o público em geral.
Uma avaliação dos progressos na educação para uma vida melhor pode analisar mudanças significativas desde 1990 no
  • Mobilização social através da informação, educação e comunicação;
  • Estabelecimento do quadro político que sublinha a Reforma do Sector da Educação não deverá ter lugar em um vácuo;
  • Sensibilização dos agentes de elite (sociais, formadores de opinião, pais e alunos de todas as idades);
  • Construção de parceria com os principais parceiros na oferta de educação, incluindo os filantropos privados, comunidade e organizações não-governamentais como o Fundo de Save the Children (Reino Unido), Kuleana (Mwanza), UMATI, WVT, CARE Tanzânia, etc;
  • Construção de parceria com doadores comunitários;
  • Formação de comissões regionais de participação (por exemplo, Comitês de Educação);
  • Utilizando os meios disponíveis com instituições religiosas (Madrasah / Mesquitas / TOLS / templos, seminários, igrejas, tais como Conselho Cristão da Tanzânia (CCT), Tanzânia Conferência Episcopal (TEC), a Fundação Aga Khan, Tanzânia Conselho Islâmico;
  • Implementação estruturada de educação formal, juntamente com programas de educação não formal / informal;
  • Procurar a assistência técnica no país e no exterior;
  • Capacidade de programas de construção de uma gestão eficiente e eficaz das escolas, por exemplo, WDP, ICBAE, CSPD, DBSPE, RIPs, ACCESS etc rumo positivo.

Conclusão
Importa referir que históriaas de sucesso no processo de alfabetização de adultos são aquelas que foram desenvolvidades em paises em que o regime político foi comunista ou socialista.
Na tanzania enquanto reinava o sistema socialista, houve sucesso nas campanhas de alfabetização de adultos levadas a cabo após a independencia nacional como forma unidade nacional e construção de novas mentalidades.
As campanhas de alfabetização desenvolvidas tiveram sucessos e permitiu uma rápida redução dos altos níveis de analbetismo num perído de tempo não superior a 20 anos e a tanzania foi uma das referências ao nível de muitos Países africanos em geral e da África Austral em particular tendo incluisve as suas metodologias adoptadas em muitos outros paaises como Moçambique por exemplo.
Actualmente, as taxas de alfabetização tem tendências de baixar devido a vários factores de ordem económica por exemplo, o abandono da escolaridade pelas crianças, a insuficiência de infraestruras de entre outros factores .


Bibliografia
  •      UNESCO. Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos. Brasil 2006


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