andragogia

Conceitos chaves em andragogia

terça-feira, 24 de abril de 2012

O processo da Lideranca


A Lideranca
Por Antonio Pedro



Introdução

A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.
O presente trabalho faz abordagem sobre o processo de liderança e nele são espelhados conceitos a liderança, as teorias de liderança com maior enfoque para os tipos de liderança, a conceituação do líder e das principais qualidades que um líder excelente deve reunir para o exercício pleno da sua actividade, uma conclusão que se possa tirar depois de uma leitura atenta e finalmente a bibliografia.
O trabalho foi produzido baseado em consulta bibliográfica que abordam sobre a liderança com destaque para autores como CHIAVENATO e STEPHENS para além de consulta de internet que permitiu enriquecê-lo.
Tomando que é um tema que tem muitas obras e pela dimensão do tema, o grupo acredita não ter trazido toda a informação sobre o mesmo mas na medida do possível procurou trazer uma abordagem simples e essencial para quem é iniciante nesta abordagem.


 1.1 Liderança
1.1.1 Conceituação
                                            
Segundo CHIVENATO (2003:122) “Liderança é uma função das necessidades existentes em determinada situação e consiste uma relação entre um indivíduo e um grupo ou é um processo de exercer influências sobre pessoas ou grupos nos esforços para a realização de objectivos em determinada situação”

Para TEIXEIRA (1998) “Liderança é um processo de influenciar outros de modo a conseguir que eles façam o que o líder quer que seja feito, ou ainda, a capacidade para influenciar um grupo a actuar no sentido de prossecução dos objectivos do grupo”
Segundo estas abordagens, entende-se liderança é toda a influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através da comunicação para a prossecução de um ou mais objectivos específicos.
Tomando em conta q
 Tomando em conta que é o processo de dirigir e influenciar as actividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo é importante considerar três implicações importantes nesta definição:

  1. A  liderança envolve outras pessoas, o que contribuirá na definição do status do líder.
  2. A liderança envolve uma distribuição desigual de poder entre os líderes e os demais membros do grupo.
  3. A liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vários modos os seguidores.

A liderança é um fenómeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e é uma influencia interpessoal exercida em dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de objectivos específicos. A partir desta abordagem ela é:
    • É um tipo de influenciação entre pessoas
    • Acontece em uma determinada situação
    • É realizada pelo processo de comunicação humana e
    • Visa a consecução de um ou mais objectivos específicos.


1.2 Teorias de liderança

A teoria das relações humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Sendo assim, a liderança constitui dos temas mais pesquisados e para tal existem tês principais teorias sobre a liderança nomeadamente: traços da personalidade, situacionais de liderança e estilos de liderança (CHIAVENATO (2003:123).
Caracterizando estes três estilos temos:

a)      Teorias de traços da personalidade refere-se a característica distintiva da personalidade e nesta  os traços característicos são. Físicos (energia, aparência pessoal, estatura, peso, etc); Intelectuais (adaptabilidade, autoconfiança, entusiasmo, etc); Sociais (cooperação, habilidades interpessoais e administrativas) traços relacionados com a tarefa (impulso de realização, persistência e iniciativa);

b)      Teorias situacionais da liderança - Explica a liderança dentro do contexto mais amplo na qual se refere que não existe um único de liderança válido por todas as situações. Elas são mais atractivas ao administrador se aumentam as opcoes e possibilidade de mudar a situação para adequa-las. A localização do líder, depende da possibilidade que ocupa dentro da cadeia de comunicação e não apenas da sua característica de personalidade e para a escolha do padrão de liderança deve-se ter em conta três forcas que agem simultaneamente:

·         Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas a liderança é limitada e sujeita a controles pelo chefe;
·         Um líder pode assumir diferentes padrões de liderança para cada um dos subordinados de acordo com as forças anteriores e
·         Para o mesmo subordinado o líder também pode assumir  diferentes padrões de liderança conforme a situação envolvida.

c) Teorias sobre estilos de liderança – são teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relaçãom aos seus subordinados na qual identifica-se basicamente 3 estilos nomeadamente: autocrático, democrático e deixa fazer.

Em suma, um líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisovo para ter condições para liderar com sucesso.


1.3 Requisitos para que haja liderança

Os líderes na sua maioria têm algumas características como o uso mais da capacidade de influencia do que o poder e saber ouvir cada integrante da equipa e fazer o uso das informações que recebe. Os requisitos para que haja uma boa liderança são:
  • Autoridade organizacional ( direito legal e funcional em exercer o comando)
  • Autoridade moral (vem do líder e significa valores, crenças, ideias, formação, objectivos e metas a seguir) e
  • Competência (estabelece a ascendência do líder sobre os seguidores e conquista a confiança).

2. Líder
2.1 Conceito de líder

Líder Segundo BRAGHEROLLI (2003) “o líder é aquele que mais exerce influência no grupo, na direcção dos seus objectivos numa determinada situação”

Líder é um indivíduo com capacidade de influenciar massas e com alto sentido de criatividade. De facto, os líderes influenciam seguidores, por esse motivo, muitos acreditam que os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões.
Os líderes são definidos de acordo com o que eles conseguem que seja feito, não pelo que são pagos pelo estatuto que detém e eles são tanto aprendizes quanto professores (STEPHENS:2000).

2.2    Qualidades de um bom líder
Para exercer a liderança é necessário que o líder desenvolva as seguintes qualidade:
a)       Higidez – é o estado de perfeita saúde. O homem hígido: Pensa, decide e age com mais clareza, destreza e precisão; É resistente contra condições adversas; Optimista com seu trabalho e é entusiasmado; Convive melhor com o grupo;

b)       Carácter – é o conjunto de valores éticos que têm como base a  verdade: Honestidade ou probidade; Sinceridade ou franqueza; Correção; Veracidade, legitimidade e autenticidade; Lealdade e fidelidade.

c)       Integridade – é o estado de perfeição. O homem íntegro deve: Agir com correcção; Procurar ser justo; É leal, não lhe falta às promessas que faz; Honesto com os outros e consigo mesmo; Não se interessa em desprendimento, visando vantagens pessoais; É responsável; Ama a verdade; O homem íntegro deve:

d)     Essenciais - São valores que vêm do íntimo e se referem a essência de cada um:
Ø  Convicção, demonstra certeza, implica em determinação, força de vontade, persistência..;
Ø  Crença ou fé, confiança na instituição e nos superiores;
Ø  Autoconfiança, fé em si mesmo, implica em convicção nele mesmo, irradia confiança e entusiasmo;
Ø  Vocação, disposição natural do espírito;
Ø  Dignidade, beleza moral;
Ø  Honra, que é dignidade própria;
Ø  Espírito, cooperação, e podemos ter o espírito de navio, um tipo de cooperação leal dos navios da MB.
Ø  Ideal, que reflecte em sonho, aspiração, e implica em CRENÇA.

e)       Julgamento - Decisão, resolução, firmeza, enfrentar problemas com linha de acções e de comportamentos coerentes, mostrando-se firme e decidido, inspirando confiança;

f)        Exemplo pessoal - Exemplo do seu comportamento, ética militar. O líder é observado pelos seus subordinados, e deles vêm a sua confiança;

g)       Responsabilidade moral - Bom, temos a responsabilidade legal (estabelecida por lei - obrigação) e a moral (não tem limite fixada. Está na consciência de cada um, de acordo com a moral dele - virtude) ;

h)       Coragem - Que dá origem aos conceitos medo, susto e coragem (superação do medo);

i)        Visão - é a previsão dos factos, que dá senso de direcção, e na autocrítica, no renovamento do desenvolvimento pessoal;

j)        Iniciativa - Resolução de praticar algo de fazer por sua própria vontade. É consequência do entusiasmo.








3. 1 Estilos de liderança

Segundo CHIAVENATO(2003) “muitos autores têm-se preocupado em definir estilos de liderança, sem se preocupar com traços da personalidade do líder, porém, estilo de liderança é o padrão recorrente de comportamento exibido pelo líder”
Segundo WHITE e LIPPITTI apud CHIAVENTAO ( ) existem três estilos básicos de liderança: autocrática, liberal e democrática.
O quadro abaixo, descreve os três estilos de liderança e as suas características principais quanto a tomada de decisão, programação de trabalhos, divisão de trabalho e participação do líder.

Tabela 1: características dos tipos de liderança quanto a tomada de decisões, programação e divisão do trabalho participação do líder.
Quanto ao tipo de actividade
Estilo de liderança
Autocrática
Liberal
Democrática
Tomada de decisões
Apenas o líder decide e fixa as directrizes sem qualquer participação do grupo
Total liberdade para a tomada de decisões grupais ou individuais com a participação mínima do líder
As directrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder
Programação de trabalhos
O líder determina providências para execução das tarefas, uma por vez, na medida que são necessárias e de modo imprevisível para o grupo
A participação do líder no debate é limitada apresentando apenas alternativas ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que solicitadas
O próprio grupo esboça providencias e técnicas para atingir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. As tarefas ganham novos contornos com os debates
Divisão de trabalho
O líder determina qual é a tarefa que cada um deverá executar e qual é o seu companheiro no trabalho
Tanto a divisão das tarefas como a escolha de colegas ficam por conta do grupo. Absoluta falta de participação do lider
A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus próprios colegas
Participação do líder
O líder é pessoal, dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um
O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso das coisas. Faz apenas comentários quanto solicitado
O líder procura ser um membro normal do grupo. É objectivo e estimula com factos, elogios ou críticas
Fonte: Chiavenato

De acordo acima importa referenciar que dos três estilos de liderança, podem ser ser resumidas nos seguintes termos:
  • Liderança autocrática: O líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou directiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. Uma das consequências  mais frequentes deste tipo de liderança é que provoca hostilidade, medo e distância dos membros.

  • Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Este tipo de liderança e permite interacção, participação, trabalho, entusiasmo e colaboração dos membros do grupo.
              
  • Liderança liberal ou Laissez faire: (do  Frances Laissez-faire ou simplesmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar“). Neste tipo de liderança o grupo atingiu a maturidade e não mais precisa de supervisão extrema de seu líder, os liderados ficam livres para por seus projectos em prática sendo delegado pelo líder liberal. Muitas vezes neste tipo de liderança encoraja a inovação e revolução se estiver bem estruturado caso contrário o grupo fica perdido e não é coeso.


Na prática o líder utiliza os três estilos de liderança de acordo com a situação, com as pessoas e com a tarefa a ser executada. Ele tanto manda cumprir ordens, como sugere os seus subordinados a realização de certas tarefas, como ainda consulta aos seus subordinados antes de tomar alguma decisão. Sendo assim, a principal problemática da liderança, é saber quando aplicar, qual estilo e com quem dentro das circunstancias e tarefas a serem desenvolvidas.

3.2 Classificação dos estilos de liderança

3.2.1 Quanto ao lugar de liderança e espécie de autoridade o líder pode ser:
  • Líder universal – aquele que pode resolver qualquer situação que venha a surgir no grupo.
  • Líder por situação ou situacional – é aquele que resolve determinadas situações embaraçosas dentro do grupo
  • Líder directo – é aquele que organiza, dirige o grupo com vontade e desejo
  • Líder em competição – é um líder contraditório que algum momento se opõe ao seu grupo
  • Líder com atrasos – é o líder que não avança, não desenvolve e nem dá oportunidade aos outros
  • Líder indirecto -  permite que as outras pessoas que tenham mais capacidade do que ele mesmo possam influenciar as decisões do grupo.

3.2.2.      Quanto aos objectivos e papeis:
·   Líder inspirador – é aquele líder que inspira os outros, tem confiança com o grupo e tem como fonte de liderança as anteriores
·   Líder organizador – é o líder que propõe tarefas e participa nelas

3.2.3        Quanto a orientação da liderança:
·   Líder orientado nas tarefas – neste, o líder focaliza o trabalho a ser feito dando ênfase ao planeamento, programação e processamento do trabalho e exercendo cerrada qualidade e
·   Líder orientado para as pessoas – aquele que focaliza o bem-estar e os sentimentos dos seguidores. Tem confiança em si e forte necessidade de se desenvolver e dar poder aos membros do grupo.


 Conclusão            


Em todos os A liderança como processo de influenciar membros de um grupo (pessoas) no sentido que estes hajam em prol dos objectivos da organização esta presente em todos grupos sociais, sendo exercido por indivíduos desta mesma comunidade. Porque liderar exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos, exige-se que o líder deve possuir qualidade e no exercício da sua liderança recorre a vários caminhos para toada de decisões em prol dos objectivos.
Não existe um estilo de liderança que seja o ideal para o exercício da liderança. Ao longo do processo o líder de acordo as características dos seus membros vai adoptando um modelo de acordo a realidade ou a complexidade do assunto em que estiver envolvido.
Em ouras ocasiões podem-se encontrar lideres voltados para tarefas ou objectivos mas tomando em conta que o capital humano é o “recurso mais importante” importa colocar em destaque e em reflexão a necessidade de os líderes viram-se mais as pessoas, no sentido de orientá-las para os objectivos da organização.

 
Bibliografia

  • CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria geral da Administração. 7 ed. Rio de Jaaneiro. 2003.
  • PEDRO, António. Módulo sobre liderança para capacitação e treinamento de líderes de associações e OCB’s juvenis. Nampula. 2009
  • STEPHENS. C. O. Liderança de grupos na Sociedade Civil. Lowvel Centre For Life Long Learning. South Africa. 2000.












Sem comentários: