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terça-feira, 24 de abril de 2012

Programas das Ciências Sociais nos Institutos de Formação de Professores Primários e dos Centros de Alfabetização e Educação de Adultos em Moçambique


Programas das Ciências Sociais nos Institutos de Formação de Professores Primários e dos Centros de Alfabetização e Educação de Adultos em Moçambique
Por: António Pedro

Introdução

Quando se envereda pelo campo do estudo da Didáctica em geral e das ciências sociais em particular é importante conhecer as disciplinas que compõem estas ciências em primeiro lugar, para em seguida analisar os seus conteúdos para finalmente buscar as metodologias e técnicas para o seu ensino
O presente trabalho tem como tema: Programas das Ciências Sociais nos Institutos de Formação de Professores Primários e dos Centros de Alfabetização e Educação de Adultos. Com estes temas pretende-se trazer em reflexão teórica sobre as os programas buscando perceber os objectivos que pretendem atingir nestes dois contextos e em seguida observar os conteúdos plasmados.
Para a produção do mesmo, o autor recorreu a consulta bibliográfica, principalmente de documentos do Ministério da Educação de Moçambique que versam e orientam sobre que objectivos se pretendem que tanto formandos dos Centros de Formação de Professores Primários assim como Centros de Alfabetização e Educação de Adultos atinjam nas Ciências Sociais (incluindo os conteúdos).

Depois de recolhida e compilada a informação o presente trabalho apresenta dois pontos de reflexão em que no primeiro ponto depois do conceito chave, apresenta os objectivos das Ciências Sociais nos IFPP`s e na segunda parte apresenta os objectivos e os conteúdos das ciências sociais nos programas dos Centros de Alfabetização e Educação de Adultos e no final (nas ultimas duas paginas) apresenta-se a conclusão e a bibliografia.







1.      Programas das Ciências Sociais nos Institutos de Formação de Professores Primários e dos Centros de Alfabetização e Educação de Adultos.

Ciências Sociais como conjunto de ciências constituídas, sobretudo, por conteúdos de História, Geografia e Educação Moral e Cívica, procuram desenvolver habilidades e competências básicas para reconhecer o passado, compreender o processo histórico, situar os acontecimentos no espaço e no tempo; conhecer e localizar os aspectos físico-geográficos e económicos do país, do continente e do mundo; conhecer os seus direitos e deveres; respeitar os direitos e crenças dos outros e manifestar atitudes de tolerância e de solidariedade (INDE/MINED:2003)

1.1 Programas de ciências sociais nos centros de formação de professores

O Plano Curricular de Formação de Professores para o Ensino Primário procura responder às exigências do novo Currículo do Ensino Primário, no que respeita à expansão da rede escolar e à elevação da qualidade da educação, fornecendo, em pouco tempo, professores com uma preparação profissional que os capacite a abraçar com sucesso a tarefa de educar o Homem moçambicano (MEC:2006).
A formação nesta disciplina deverá permitir que o futuro professor:
·         Reconheça que o ensino de ciências sociais se baseia em factos e documentos históricos, nas relações do Homem com espaço em que está situado e na relação com outros Homens;
·         Conheça as orientações metodológicas que constituem a base do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de ciências sociais no Ensino Básico – da 4ª a 7ª classe;
·         Domine os manuais que constituem um instrumento base no ensino da disciplina de ciências sociais no Ensino Básico, nomeadamente o livro do aluno, o manual do professor incluindo o programa de ensino;
·         Compreenda os métodos e meios didácticos de ensino de ciências sociais de acordo com as exigências de cada conteúdo, classe, idade, condições da escola e do meio circundante;
·         Aplique os métodos e meios didácticos de ciências sociais de acordo com as exigências de cada conteúdo, classe, condições da escola e do meio circundante;
·         Desenvolva nos alunos o vocabulário específico da disciplina de Ciências sociais como forma de contribuir para o desenvolvimento da linguagem adequada que assegura a melhor assimilação e acomodação do conteúdo de aprendizagem;
·         Faça investigação bibliográfica e seleccionar correctamente informações que ampliam a visão científica e enriquecer as aulas da disciplina de ciências sociais;
·         Aplique os métodos de controle e de avaliação contínua/sistemática e sumativa do processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
·         Faça uso correcto dos resultados de controle e avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
·         Incuta nos alunos comportamento, atitudes que estejam de acordo com os valores Cívico e Morais da sociedade moçambicana.



1.2 Programas de ciências sociais nos centros de alfabetização e educação de adultos

Objectivos das Ciências Sociais nos programas de alfabetização e educação de adultos

·         Desenvolver um conjunto de padrões de conduta que o tornem um/a cidadão/a  exemplar e aceite na comunidade onde vive.

·         Ser parte integrante da família pelo reconhecimento dos valores históricos, tradicionais e culturais.

·         Desenvolver uma cultura de paz, democracia e direitos humanos pela aceitação do “outro”.

·         Reconhecer os órgãos de soberania nacional e participar em actos cívicos.

·         Conhecer as fases históricas pelas quais o país já passou.

·         Reconhecer-se como um indivíduo integrado num contexto histórico/geográfico nacional, regional e continental.

·         Valorizar o património histórico-cultural da sua comunidade pela recolha, reconstrução e registo da história da sua comunidade.

·         Participar activamente em projectos de desenvolvimento comunitário.

·         Contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade através de inovação na área da construção civil, transportes, comunicações e pequenas indústrias.
1.1.1Conteúdos das Ciências Sociais nos programas de Alfabetização e Educação de Adultos
          
TEMA
CONTEÚDOS
Família
A importância da família
Formas pelas quais a família resolve problemas
Elementos de identificação cultural (ritos, cerimónias, danças, actividades)
A história da família
Regras e princípios dos momentos principais da família (nascimentos, aniversários, casamentos)
A caça
Os animais de caça
Instrumentos de caça
A importância da caça
Tipos de caça: subsistência, comercial, desportiva)
O papel da caça
Preservação das espécies faunísticas
A pesca
Os animais de pesca
Instrumentos de pesca
A importância da pesca
Tipos de pesca
Papel da pesca
A importância das empresas pesqueiras no desenvolvimento do país
Preservação das espécies aquáticas
O povo de Moçambique há muito tempo



Formas de vida do povo de Moçambique há muito tempo: social, económica, política
Formação dos reinos e impérios antigos: Manyikeni, Mutapa, Maravi
Localização dos reinos e impérios antigos
Representação gráfica do período correspondente a cada um dos reinos e impérios antigos
Actividades económicas desenvolvidas nos reinos e impérios antigos
A chegada dos portugueses e as relações que estabeleceram com as populações locais no séc. XV
Inicio da ocupação efectiva e a delimitação das fronteiras
A resistência dos povos à ocupação portuguesa no séc. XVIII/XIX
Aparecimento de novas formações políticas:
- Império de Gaza
- Estados Militares do Vale do Zambeze
- Reinos Afro-islâmicos da Costa: Sultanato de Angoche, Xeicato de Sancul, Xeicato de Quitangonha e Xeicato de Sangage
Moçambique no tempo colonial
Localização geográfica de Moçambique
Características físico-geográficas de Moçambique:
Relevo, clima, rios e lagos, flora e fauna
Noção do colonialismo e suas dimensões económica, sócio-cultural, e política
A luta do povo Moçambicano contra a dominação colonial:
- surgimento de movimentos nacionalistas
- fundação da Frelimo
- Luta de libertação nacional
- Independência de Moçambique
Moçambique independente



Divisão administrativa do país depois da independência
Características naturais do País (clima, rios, lagos, flora, fauna)
Distribuição da população
Escantilhão
Instruções
Rotas e mapas
As actividades sócio-económicas e culturais da população de Moçambique
Movimentos da população:
- Tipos de movimentos
- Causas e consequências dos movimentos
- O trabalho migratório para os países vizinhos
Funções dos órgãos de soberania
Organização do país: Os órgãos do poder
Cerimónias, ritos, línguas, vestuários, alimentação, danças, jogos, artistas, edifícios, monumentos
Conclusão

As Ciências Sociais sendo ciências que procuram desenvolver habilidades e competências básicas para reconhecer o passado, compreender o processo histórico, situar os acontecimentos no espaço e no tempo nos programas de Formação de Professores Primários elas procuram: que os graduados reconheçam a importância do ensino de ciências naturais; que os graduados conheçam e apliquem métodos e meios didácticos de ensino de ciências sociais de acordo com as exigências de cada conteúdo, classe, idade, condições da escola e do meio circundante de entre outras competências.
Ao contrário dos CFPP`s, nos Centros de Alfabetização e Adultos os conteúdos sobre as Ciências sociais pretendem desenvolver um conjunto de padrões de conduta no jovem e adultos para que o tornem um/a cidadão/a exemplar e aceite na comunidade onde vive; Conhecer as fases históricas pelas quais o país já passou e reconhecer-se como parte integrante da mesma e acima de tudo desenvolver uma cultura de paz, democracia e direitos humanos pela aceitação do “outro”. Os principais temas que integram as Ciencias Sociais nos programas de AEA, constituem os seguintes: a família, a caça, a pesca, o povo moçambicano: há muito tempo, no período colonial e pós independência;















Bibliografia

·         Ministério da Educação. Plano curricular e programas de estudo para alfabetização e pós alfabetização. MINED.Maputo.2003;

·         Ministério da Educação e Cultura. Plano curricular de formação de professores primários.INDE.Maputo.2006;

·         Ministério da Educação. Plano Curricular do Ensino Básico. INDE. Maputo.2003;





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