Programas
das Ciências Sociais nos Institutos de Formação de Professores Primários e dos
Centros de Alfabetização e Educação de Adultos em
Moçambique
Por: António Pedro
Introdução
Quando se envereda pelo campo do estudo da Didáctica
em geral e das ciências sociais em particular é importante conhecer as
disciplinas que compõem estas ciências em primeiro lugar, para em seguida
analisar os seus conteúdos para finalmente buscar as metodologias e técnicas
para o seu ensino
O presente trabalho tem como
tema: Programas
das Ciências Sociais nos Institutos de Formação de Professores Primários e dos
Centros de Alfabetização e Educação de Adultos. Com estes temas pretende-se trazer em reflexão
teórica sobre as os programas buscando perceber os objectivos que pretendem
atingir nestes dois contextos e em seguida observar os conteúdos plasmados.
Para a produção do mesmo, o autor recorreu a
consulta bibliográfica, principalmente de documentos do Ministério da Educação de
Moçambique que versam e orientam sobre que objectivos se pretendem que tanto
formandos dos Centros de Formação de Professores Primários assim como Centros
de Alfabetização e Educação de Adultos atinjam nas Ciências Sociais (incluindo
os conteúdos).
Depois de recolhida e compilada a informação o
presente trabalho apresenta dois pontos de reflexão em que no primeiro ponto
depois do conceito chave, apresenta os objectivos das Ciências Sociais nos
IFPP`s e na segunda parte apresenta os objectivos e os conteúdos das ciências
sociais nos programas dos Centros de Alfabetização e Educação de Adultos e no
final (nas ultimas duas paginas) apresenta-se a conclusão e a bibliografia.
1.
Programas das Ciências Sociais nos Institutos de Formação
de Professores Primários e dos Centros de Alfabetização e Educação de Adultos.
Ciências
Sociais como conjunto de ciências constituídas, sobretudo,
por conteúdos de História, Geografia e Educação Moral e Cívica, procuram
desenvolver habilidades e competências básicas para reconhecer o passado,
compreender o processo histórico, situar os acontecimentos no espaço e no
tempo; conhecer e localizar os aspectos físico-geográficos e económicos do
país, do continente e do mundo; conhecer os seus direitos e deveres; respeitar
os direitos e crenças dos outros e manifestar atitudes de tolerância e de
solidariedade (INDE/MINED:2003)
1.1 Programas de ciências sociais nos
centros de formação de professores
O Plano Curricular de Formação de Professores para o
Ensino Primário procura responder às exigências do novo Currículo do Ensino
Primário, no que respeita à expansão da rede escolar e à elevação da qualidade
da educação, fornecendo, em pouco tempo, professores com uma preparação
profissional que os capacite a abraçar com sucesso a tarefa de educar o Homem
moçambicano (MEC:2006).
A formação nesta disciplina deverá permitir que o
futuro professor:
·
Reconheça
que o ensino de ciências sociais se baseia em factos e documentos históricos,
nas relações do Homem com espaço em que está situado e na relação com outros
Homens;
·
Conheça
as orientações metodológicas que constituem a base do processo de
ensino-aprendizagem da disciplina de ciências sociais no Ensino Básico – da 4ª
a 7ª classe;
·
Domine
os manuais que constituem um instrumento base no ensino da disciplina de
ciências sociais no Ensino Básico, nomeadamente o livro do aluno, o manual do
professor incluindo o programa de ensino;
·
Compreenda
os métodos e meios didácticos de ensino de ciências sociais de acordo com as exigências
de cada conteúdo, classe, idade, condições da escola e do meio circundante;
·
Aplique
os métodos e meios didácticos de ciências sociais de acordo com as exigências
de cada conteúdo, classe, condições da escola e do meio circundante;
·
Desenvolva
nos alunos o vocabulário específico da disciplina de Ciências sociais como
forma de contribuir para o desenvolvimento da linguagem adequada que assegura a
melhor assimilação e acomodação do conteúdo de aprendizagem;
·
Faça
investigação bibliográfica e seleccionar correctamente informações que ampliam
a visão científica e enriquecer as aulas da disciplina de ciências sociais;
·
Aplique
os métodos de controle e de avaliação contínua/sistemática e sumativa do
processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
·
Faça
uso correcto dos resultados de controle e avaliação do processo de
ensino-aprendizagem;
·
Incuta
nos alunos comportamento, atitudes que estejam de acordo com os valores Cívico
e Morais da sociedade moçambicana.
1.2 Programas de ciências sociais nos centros de alfabetização
e educação de adultos
Objectivos das Ciências Sociais nos programas de alfabetização e
educação de adultos
·
Desenvolver
um conjunto de padrões de conduta que o tornem um/a cidadão/a exemplar e aceite na comunidade onde vive.
·
Ser
parte integrante da família pelo reconhecimento dos valores históricos,
tradicionais e culturais.
·
Desenvolver
uma cultura de paz, democracia e direitos humanos pela aceitação do “outro”.
·
Reconhecer
os órgãos de soberania nacional e participar em actos cívicos.
·
Conhecer
as fases históricas pelas quais o país já passou.
·
Reconhecer-se
como um indivíduo integrado num contexto histórico/geográfico nacional,
regional e continental.
·
Valorizar
o património histórico-cultural da sua comunidade pela recolha, reconstrução e
registo da história da sua comunidade.
·
Participar
activamente em projectos de desenvolvimento comunitário.
·
Contribuir
para o desenvolvimento da sua comunidade através de inovação na área da
construção civil, transportes, comunicações e pequenas indústrias.
1.1.1Conteúdos das Ciências Sociais nos
programas de Alfabetização e Educação de Adultos
TEMA
|
CONTEÚDOS
|
Família
|
A importância da família
|
Formas pelas quais a família resolve
problemas
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Elementos de identificação cultural
(ritos, cerimónias, danças, actividades)
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A história da família
|
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Regras e princípios dos momentos
principais da família (nascimentos, aniversários, casamentos)
|
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A caça
|
Os animais de caça
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Instrumentos de caça
|
|
A importância da caça
|
|
Tipos de caça: subsistência,
comercial, desportiva)
|
|
O papel da caça
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|
Preservação das espécies faunísticas
|
|
A pesca
|
Os animais de pesca
|
Instrumentos de pesca
|
|
A importância da pesca
|
|
Tipos de pesca
|
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Papel da pesca
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|
A importância das empresas
pesqueiras no desenvolvimento do país
|
|
Preservação das espécies aquáticas
|
|
O povo de Moçambique há muito tempo
|
Formas de vida do povo de Moçambique
há muito tempo: social, económica, política
|
Formação dos reinos e impérios
antigos: Manyikeni, Mutapa, Maravi
|
|
Localização dos reinos e impérios
antigos
|
|
Representação gráfica do período
correspondente a cada um dos reinos e impérios antigos
|
|
Actividades económicas desenvolvidas
nos reinos e impérios antigos
|
|
A chegada dos portugueses e as
relações que estabeleceram com as populações locais no séc. XV
|
|
Inicio da ocupação efectiva e a
delimitação das fronteiras
A resistência dos povos à ocupação
portuguesa no séc. XVIII/XIX
|
|
Aparecimento de novas formações políticas:
- Império de Gaza
- Estados Militares do Vale do
Zambeze
- Reinos Afro-islâmicos da Costa:
Sultanato de Angoche, Xeicato de Sancul, Xeicato de Quitangonha e Xeicato de
Sangage
|
|
Moçambique no tempo colonial
|
Localização geográfica de Moçambique
|
Características físico-geográficas
de Moçambique:
Relevo, clima, rios e lagos, flora e
fauna
|
|
Noção do colonialismo e suas
dimensões económica, sócio-cultural, e política
|
|
A luta do povo Moçambicano contra a
dominação colonial:
- surgimento de movimentos
nacionalistas
- fundação da Frelimo
- Luta de libertação nacional
- Independência de Moçambique
|
|
Moçambique independente
|
Divisão administrativa do país
depois da independência
|
Características naturais do País
(clima, rios, lagos, flora, fauna)
|
|
Distribuição da população
|
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Escantilhão
|
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Instruções
Rotas e mapas
|
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As actividades sócio-económicas e
culturais da população de Moçambique
|
|
Movimentos da população:
- Tipos de movimentos
- Causas e consequências dos
movimentos
- O trabalho migratório para os
países vizinhos
|
|
Funções dos órgãos de soberania
|
|
Organização do país: Os órgãos do
poder
|
|
Cerimónias, ritos, línguas,
vestuários, alimentação, danças, jogos, artistas, edifícios, monumentos
|
Conclusão
As Ciências
Sociais sendo ciências que procuram desenvolver
habilidades e competências básicas para reconhecer o passado, compreender o
processo histórico, situar os acontecimentos no espaço e no tempo nos programas
de Formação de Professores Primários elas procuram: que os graduados reconheçam
a importância do ensino de ciências naturais; que os graduados conheçam e
apliquem métodos e meios didácticos de ensino de ciências sociais de
acordo com as exigências de cada conteúdo, classe, idade, condições da escola e
do meio circundante de entre outras competências.
Ao contrário dos CFPP`s,
nos Centros de Alfabetização e Adultos os conteúdos sobre as Ciências sociais
pretendem desenvolver
um conjunto de padrões de conduta no jovem e adultos para que o tornem um/a
cidadão/a exemplar e aceite na comunidade onde vive; Conhecer as fases
históricas pelas quais o país já passou e reconhecer-se como parte integrante
da mesma e acima de tudo desenvolver uma cultura de paz, democracia e direitos
humanos pela aceitação do “outro”. Os principais temas que integram as Ciencias
Sociais nos programas de AEA, constituem os seguintes: a família, a caça, a
pesca, o povo moçambicano: há muito tempo, no período colonial e pós
independência;
Bibliografia
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