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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Teorias de aprendizam


Resumo sobre as Teorias de aprendizam
Por:  António Pedro


1.1 Teoria de aprendizagem behaviorista

A teoria da visãao do mundo pelos behavioristas está nos comportamentos observáveis e mensuráveis do sujeitos e nas respostas que ele da aos estímulos externos.
Nesta teoria encontram as ideias de
·         Pavlov, que defende através do seu condicionamento clássico de que sempre que há um estimulo ha uma resposta
·         Skinner numa outra abordagem, defende que entre um estímulo e uma resposta, no meio deve haver um organismo que faz uma operação a que chamou de condicionamento operante que inclui reforços: Positivo ( sempre que um comportamento for compensado a tendência é de voltar a repetir-se), Negativo ( sempre que um comportamento não for compensado a tendência é  de voltar a acontecer de modo a ser compensado), Extinção ( se não haver uma reacção após a ocorrência de um comportamento a tendência e de não voltar a acontecer) e Castigo ( se um comportamento nao ocorrer sofrera um castigo e nao voltara ba acontecer).
·         Thorndike na sua abordagem sobre conexão entre o estímulo e a resposta fala sobre 3 leis: Lei de efeito ( a conexão E-R torna-se fortalecida se for seguida de uma satisfação positiva ou negativa), Exercício ( quanto uma mais uma conexao E-R for utilizada mais forte se torna ) e Prontidão (um individuo poderá responder a um estimulo se estiver preparado )
As implicacoes pedagogicas pressupoem de que as notas, os prémios, os elogios são pré disposições para a aprendizagem do individuo. A recompensa que a crianca recebe no Processo de Ensino e Aprendizagem torna-se importante para a sua aprendizagem pois a maneira como as pessoas recebem o estimulo permite manter-se.





1.2 Teoria de aprendiagem social

Denomina-se teoria de aprendizagem social uma vez que o individuo aprende na interacao com o seu meio e observacao aos outros, isto e, as pessoas aprendem atraves da imitacao, experiencia e modelagem.
Nesta teoria aprece como princial mentor o Canadiano Albert Bandura que na sua experiencia com criancas observou que elas emitavam um comportamento que teriam observado anteriormente se agressivo ou carinhoso.
Os pricipios basicos da teorias sao: Interacao reciproca, Distincao entre aprendizagem e o comportamento.
Os elementos principais desta aprendizagem por observacao sao:
·         Atencao – que e a selecao do que se presta atencao em funcao do status do modelo, seu prestigio entre outros
·         Retencao – sobre informacoes do observador codifficadas, traduzidas,  armazenadas no cerebro e organizadas em padroes em forma de imagem e construcoes verbais
·         Reproducao – que e traducao das concepcoes armazenadas na memoria das accoes correspondentes e
·         Motivacao e Interesse – aquisicao atraves de motivacao que pode ser alcancada atraves de incentivos.

Como resultado da aprendizagem social pode observar-se: Modelagem ( que consiste na aprendizagem do outro comportamento que seja interessante recompensar), Inibicao ( que consiste em nao se envolver em comportam,entos indesejaveis), Solicitacao ( que consiste em integrar-se em comportamento desejavel semelhante ao outro) e Desinibicao ( que consiste emm alinear-se a outros comportamentos).
As implicacoes pedagogicas parte  de principio de que:
·         Os professores devem servir modelo dos bons comportamentos que desejam transmitir os seus alunos dentro da sala de aula ou fora dela
·         O professor deve ser amigo dos seus alunos atraves do uso de principios psicologicos e assisti-los de modo que venham a ser pessoas que ele e a sociedade esperam que sejam
·         O professor deve favorecer orientacoes academicas, vocacionais, socias e da personalidade aos seus alunos.




1.3 Teoria de aprendizagem segundo cognitivistas

A essencia desta teoria e de que o conhecimento e construtivo e aborda como se desenvolve e constroi o conhecimento humano. Procura explicar fenomenos psicologicos nrelacionados com a atencao, percepcao, memoria, linguagemn – em suma como se processa a informacao.
Os cognitivistas abordam duas teorias de aprendizagem:
  • Forma – que pressupoe que o sujeito organiza e interpreta o que esta a sua volta e nao de elementos isolados) e
  • Campo – que pressupoe que toda a aprendizagem se realiza no campo de accoes  reultante de experiencias.

Para os cognitivistas a aprendizagem e com base na mudanca da estrutura cognitiva do sujeito atraves de 2 componentes: Experiencias anteriores  e Os fins que o sujeito precisa alcancar.
Os principais mentores desta teoria destacam-se:
  • Jean Piaget – que diz qua a aprendizagem deve ter em conta a idade e divide em 4 estadios: Sensorio Motor, Pre-operatorio, Operacoes-concretas e Operacoes-formais.
  • Ausubel – diz que a aprendizagem e um processo activo do sujeito e decorre atraves da solucao de problemas atraves de 4 maneiras: Recepccao significativa ( compreensao), Recepcao memorizada, Descoberta significatica ( fazendo acompanhamento e que mais se aconselha no PEA) e Descoberta mecanica

As implicacoes pedagogicas desta teoria permitem:
·         Adequar o ensino de acordo o desenvolvimento da crianca
·         O professor favorece factos, pistas e venham a possibiliatr a aprendizagem do aluno
·         Nao se aconselha a decorar as materias mas sim a compreende-la
·         Ha uniao de conceitos entre o conhecido e o nao conhecido
Esta teoria mostra que o educando nao e objecto mas sim sujeito da sua aprendizagem uma vez que participa nela e o professor por sua ver torna-se facilitador da aprendizagem.



1.4 Teoria de aprendizagem segundo gestaltistas
Esta teoria pressupoe a percepcao visual do comportamento como um todo. Para os gestaltistas o todo constitui o supremo para a observacao para depois partir para as partes.
A aprendizagem deve se organizar atraves da observacao em 3 momentos:
·         Numa primeira observacao, percebe-se um objecto como um todo e nao como as partes
·         Na segunda observacao, pode-se tirar outras conclusoes que as iniciais
·         Na terceira observacao quando se juntam as partes, constitue um todo

As leis da gestalt sao: Proximidade ( em que as partes mais proximas tende a ser percebidas pelo conjunto), Semelhanca ( as partes semelhantes parecem formar um conjunto), Fechamento ou boa forma ( ha tendencia de compreender para completar figuras incompletas), Continuidade ( em que os elementos sao complementados como sao representados), Pragmatismo ( que afirma que todos eventos psicologicos tem efeito para  serem sgnificanes, assim como simples e completos) e Figura versus Fundo ( que diz que uma figura nao so e dominante como tambem unifica e centra a atencao, enquando o fundo e homogeneo e fornece o contexto a figura)
Os mentores desta  teoria destacam-se:
·         Max Wertheimer – segundo a sua teoria quando uma pessoa experimenta o mundo onde habita, a pessoa fa-lo como um todo. O que se observa nao se ve de forma isolada, uma vez que se observa na base de relacao, padrao e organizacao. Este propos que os alunos no processo de aprendizagem devem comecar pelo todo para depois partir para as partes.
·         Wolfgang Kohler – depois da sua experiencias em macacos conculiu que uma organizacao tende a ver numa situacao no seu todo para resolucao de problemas actuais e o observado nao deve ser visto de forma isolada uma vez que devem ser tomados em conta os padroes.
·         Kurt Lewin – na sua famosa teoria de campo, Lewin, propoe que o comportamento e resultado da situacao tal como ela e percepcionada pelo individuo, e pela forma como o individuo a relaciona com os seus propositos e necessidades. O comportamento e uma funcao da pessoa e do seu ambiente: C = f(P+A), isto e, a forma como as pessoas percebem  o seu ambiente torna-se o seu campo cognitivo.

As implicacoes pedagogicas desta  teoria indicam que se um alunos passa varias necessidades necessita que o professor identifique tais necessidades, o comportamento e dinamico e influencia em outrs campos , dar assistencia aos alunos e apoiar na tomada de decisoes  e o comportamento desenvolve-se na interacao entre elas e o seu meio.

1.5 Teoria de aprendizagem segundo interacionaistas – Piaget
A essencia desta teoria pressupoe que para que haja uma prendizagem e preciso que haja uma interacao que e o factor principal para aprendizagem segundo Piaget.
O organismo e o meio se relacionam  trocando reciprocamente influencias – o que permite o individiuo ajustar-se ao meio. Na relacao entre o individuo e o meio ocorre a assimilacao, acomodacao e adaptacao ( mecanismos de construcao de conhecimento)
Os factores que influenciam o desenvolvimento cognitivos segundo os interacionistas sao:
  • Equilibrio – entre o conhecido e o nao conhecido
  • Maturacao – referente a complexidade biologica
  • Interacao social – na sociedade em que esta inserido e
  • Experiencia activa – o exercicio sobre os objectos
O mentor desta teoria destaca-se Piaget com  a sua abordagem sobre a teoria de desenvolvimento cognitivo que divide em 4 estadios: Sensorio Motor, Pre-operatorio, Operacoes-concretas e Operacoes-formais.
As implicacoes pedagogicas desta teoria dao conta de que:
  • O professor deve ter em conta os conhecimentos do aluno e os PEA, os novos conhecimentos devem servir para completar os conhecimentos anteriormente adquiridos pelo aluno
  • O professor deve ajudar ao aluno tomando em conta as exprofessor deve ajudar ao aluno tomando em conta as experiencias deste
  • Deve haver autonomia e cooperacao do aluno no PEA

Personalidade do professor
Define-se como sendo personalidade, a funcao psicologica pela qual um individuo se considera como um eu, uno e permanente.
O professor na opiniao de golias, e como orientador, faciliador o mediador no processo de aquisicao de conhecimentos.
Partindo destas duas definicoes entende-se como personalidade do professor como conjunntos de caracteristicas psicologicas que um professor deve ter no acto de mediacao de conhecimento com os seus alunos.

1.6   TEORIA DE VIGOTISK


As teorias cognitivas da aprendizagem explicam os términos da troca do processo cognitivo. Lev Vygotsky (1896 - 1934) argumentava sobre sua capacidade adaptativa de explicar o pensamento humano, que o meio social influência a aprendizagem, pois ha integraçao dos factores social e pessoal.
O funcionamento da atividade social ajuda explicar a troca na concisciência e fundamenta uma teoria psicológica que unifica o comportamento e a mente. Ainda defende que no entorno social influi a cogniçao por meio de seus intrumentos, e por isso decide seus objetivos culturais pela sua linguagem, pelas instituiçoes sociais, que internalizada transforma a mente.
Vygotsky aborda em sua teoria que um comportamento fundamental de desenvolvimento psicológico domina o processo externo de transmitir o pensamento e as elaboraçoes culturais, conforme os símbolos: a linguagem, os números e a escrita.
A pesquisa de Vygotsky mostra qua a crianza imagina que grande parte do conhecimento é adquirido através do seu relacionamento com o mundo, isto acontece antes que tenha a oportunidade de adquirir na cultura que vive. Evidência também na crianca uma predisposiçao biológica a obter certos conceitos que nao depende do meio.
Vigotsky foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos polêmicos da pedagogia comtemporânea, ele atribuia um papel preponderante as relaçoes sociais denominando sua corrente pedagógica em socioconstrutivista ou sociointeracionista. Para Vygotsky a relaçao se da numa relaçao dialética entre sujeito e sociedade, onde o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.
O que interessa para o teórico é a interaçao que o indivíduo estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência significativa. Exemplo uma crianca nasce com condiçoes biológica de falar, mas só  desenvolverá a fala se estiver em contato com outras pessoas.
Um outro conceito chave de Vygostky e a mediaçao, pois segundo um teórico toda relaçao do indivíduo com o mundo é feita por meios de instrumentos técnicos, pois o homem se apropria desses instrumentos para transformar o meio.
A Zona de Desenvolvimento Proximal ( Z D P ) Segundo Schunk , e a distância entre o nível real de desenvolvimento – determinado por uma soluçao independente dos problemas- O nível de desenvolvimento possibilita avanco mediante soluçao de problemas de direçao de um adulto, com a colaboraçao de outros companheiros mais dominadores. (p.215).
Para a crianca aprender deve ter alguém orientando–a, para desenvolver sua capacidade, pois a Z D P( Zona de Desenvolvimento Proximal) é o que a crianca nao consegue fazer sozinha, e o que ela esta perto de conseguir fazer só. Ejemplo: amarrar o sapato, brincar de faz-de-conta ( boneca, carro, casinha, etc).
O professor é um mediador da aprendizagem, onde a crianca mostra o significado daquilo que aprendeu para satisfazer e atender o professor.
A avaliacao é contínua, pois o aluno aprende com o meio em que vive, ou seja, domina o meio externo, que internalizada transforma a mente.


1.7   TEORIA DE AUSUBEL


David Ausubel é professor emerito da Universidade de Colombia em New York, e médico psiquiatra, mas dedicou sua carreira acadêmica a psicologia educacional. Trabalhou com três tipos de aprendizagem.

Cognitiva: que resulta no armazenamento organizado de informaçoes na mente do ser que aprende.

Afetiva: sinais interno ao indivíduo que pode ser identificado com experiência tais como: prazer, dor, alegria, dentre outros. Em algumas vezes esta experiência afetiva acompanha a cognitiva.

Psicomotora: Envolve respostas musculares adquiridas por meios de treino e prática, mas algunas vezes vem acompanhada de experiência cognitiva.

Representante do cognotivismo, a aprendizagem significativa esta na organizaçao e integraçao do material, na estrutura cognitiva. Isto acontece quando ele recebe uma informaçao e associa essa informaçao com algo que ele viu anteriormente, tornando assim, conhecimento.
Segundo Ausubel, a aprendizagem leva a formaçao de conceitos. “ Portanto uma das condiçoes para ocorrer da aprendizagem significativa é que o material a ser aprendido seja relacionado (incorporavel) a estrutura cognitiva do aprendiz (…)”. Mas o indivíduo precisa estar disposto para aprender caso contrário nao tem como acontecer a aprendizagem.

A aprendizagem significativa divide-se em:

a - Representacional: envolve a atribuiçao de significado e determina os símbolos e com isso o aluno associa a palavra ao símbolo.

b -Conceitos : representaçao abstrata dos atributos esenciais, aprendizagem articulada com símbolos particulares. Exemplo: sinais de trânsito.

c - Proporcional: aprender o que as palabras isoladas ou combinadas representam .

A estrutura cognitiva segundo MOREIRA (1999, p117), no entanto, pode ser influênciada de duas maneiras:

1. substantivamente, pela apresentaçao ao aprendiz de conceitos e princípios unificadores e inclusivos, com maior poder explanatório e propriedades integradoras.

2. Progmaticamente, pelo emprego de métodos adequados de apresentaçao do conteúdo e utilizaçao de princípios programáticos apropriado na organizaçao sequêncial da matéria de ensino.

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