Alfabetizacaon de Adultos, experiencia da Tanzania
Contextualização da Tanzania
Tanzania é um Pais da Africa Oriental e define a
Alfabetizacao aquela que é direccionada a maiores de 5 anos que podem ler e escrever Kiswahili
(Swahili), Ingles ou árabe.
Este País a semelhança de muitos outros
Países africanos, após a independência nacional nos anos 60, levou a cabo uma
séria de campanhas de alfabetizaçao a todos os níveis como forma de de garantir
a criação de novas mentalidades e de unidade nacional e
a semelhança de muitos países socialistas/ comunistas teve impactos positivos e assinaláveis no processo de alfabetizcao dos seus povos.
a semelhança de muitos países socialistas/ comunistas teve impactos positivos e assinaláveis no processo de alfabetizcao dos seus povos.
Na Tanzania e como resultado
destas campanhas massivas levadas a cabo, a taxa de alfabetizacao entre adultos
quase dobrou de 33% para 61% em 1975 junto a rapida expansao da educacao
primaria que envolveu inmstrutores de alfabetizacao e a desribuicao de mais de
um milhao de oculos e a impressao de altissimos numeros de livros e documentos,
para além do uso da língua nacional “ Kiswahili” no processo de alfabetização.
Tabela 1: taxas de alfabetização por região, sexo e Feminino
/ Masculino e a diferença entre os homens e as mulheres em 1992
Regiao
|
Mulheres
|
Homens
|
Toraal
|
Diferenca H/M
|
Arusha
|
76,0
|
68,0
|
72,0
|
0,89
|
Dar es Salaam
|
97,4
|
95,3
|
96,4
|
0,98
|
Dodoma
|
86,1
|
78,7
|
82,3
|
91
|
Iringa
|
89,4
|
83,5
|
86,2
|
0,93
|
Kagera
|
85,0
|
79,7
|
82,1
|
0,94
|
Kigoma
|
83,8
|
72,9
|
77,8
|
0,87
|
Kilimanjaro
|
96,7
|
94,1
|
95,3
|
0,97
|
Lindi
|
91,0
|
86,5
|
88,6
|
0,95
|
Mara
|
90,6
|
85,4
|
87,7
|
0,94
|
Mbeya
|
82,4
|
76,6
|
79,3
|
0,93
|
Morogoro
|
86,7
|
85,0
|
85,8
|
0,98
|
Mtwara
|
82,4
|
77,2
|
79,6
|
0,94
|
Mwanza
|
85,6
|
80,6
|
82,7
|
0,94
|
wamo
|
86,9
|
80,5
|
83,6
|
0,93
|
Rilwa
|
85,5
|
71,7
|
78,4
|
0,84
|
Rovuma
|
96,7
|
94,4
|
95,4
|
0,98
|
Shinyanga
|
71,5
|
65,0
|
68,1
|
0,91
|
Singida
|
80,6
|
72,9
|
74,4
|
0,90
|
Tabora
|
89,8
|
86,0
|
87,8
|
0,96
|
Tanga
|
92,7
|
88,3
|
90,4
|
0,95
|
Total
|
86,9
|
81,5
|
84,0
|
0,94
|
Fonte: Relatório da UNESCO 1995
Em 1992, a taxa de alfabetização
foi de 84 para a população com idade entre 13 anos e acima, conforme mostrado
na tabela acima.
Metodologias ou estratégias usadas
A integração de outros do estado
em programas de Educação na implementação de programas virados a educação
contribuiu significativamente contrariamente aos outros países que
responsabilizam apenas ao sector da educação como por exemplo:
a) São instituições de base,
administrados pelo Ministério do Desenvolvimento Comunitário Assuntos das
Mulheres e Crianças. Tanto homens como mulheres estão matriculados em tempo (3
meses a 2 anos) e cursos de curta duração (1 dia a 3 meses As principais rotas
comerciais oferecidos incluem a carpintaria, alvenaria, fazendo calçados,
mecânica - cursos de longa e processamento de alimentos, reflorestamento, etc
habilidades entreprenership curto prazo e fora do alcance de cursos. A taxa de
matrícula, bem como para cima - manter os custos são pagos pelo governo e os
grupos-alvo.
b) Educação e
Formação Profissional Authority (VETA) sob o Ministério do Trabalho e
Desenvolvimento da Juventude, coordenando 17 Centros de Formação Profissional
(VTCs) O país inteiro. Eles preparam, actualização, reciclagem de artesãos de
salários, o auto-emprego ou promoção profissional. Os principais programas
incluem: aprendizagem informal, técnica e comercial e na melhoria das
qualificações de formação.
c) Complementar Educação Básica na Tanzânia (Cobet) A Escola Iniciativa de
Mapeamento de ser realizado no distrito de (55 +) revelou uma magnitude
crescente de crianças fora da escola.
inscrição de mais crianças em idade para Std. é a norma na maioria das escolas. Como tal, as
crianças aos sete anos (a idade oficial para começar a escola) continuam a ser
deixado de fora, fazendo a conquista do acesso universal ao ensino fundamental
na idade correcta continuamente adiada, a menos deliberada medidas estão em
vigor para inverter a tendência.
O Plano Diretor de Educação Básica
(BEMP-1997) retoma o Programa Cobet como uma iniciativa para o acesso à
educação primária fora-de-escolares (8 - 18) em um contexto não formal. É também uma medida de compensação
para o back-log de mais crianças em idade
Cobet é uma comunidade baseada em
programa evolutivo da área de micro-planejamento do ensino primário. A Comunidade apoia os centros Cobet
fornecendo edifícios, facilitadores, de centro-base de gestão e acompanhamento.
Eles também contribuem para o desenvolvimento do processo de currículo,
participando na avaliação das necessidades das crianças, tornando assim a
decisão sobre os tipos de temas e áreas de ênfase para a aprendizagem
consideradas importantes para a funcionalidade dos resultados de aprendizagem.
O currículo ensinado é baseado no sistema escolar formal primário, de cinco
anos, condensado em um ciclo de ensino de três anos. Cobet
também enfatiza o ensino de habilidades da vida.
Estratégias no âmbito da Educação de Adultos
Integrada de Base
Comunitária de Educação de Adultos (ICBAE)
O programa é projectado para
fornecer as competências essenciais para os analfabetos, os neo-alfabetizados e
jovens fora da escola, com especial atenção às mulheres e os deficientes. É
administrado pelo Ministério da Educação e Cultura. Até agora, abrange
Morogoro, Mwanza, Tanga e Kilimanjaro. O movimento é chegar a todas as regiões
em todo o país até o ano de 2003.
Tradicionais e modernos
qualificação profissional são oferecidos aos clientes com o objectivo de
promover o auto-emprego. Os facilitadores são profissionais e
para-profissionais. As comunidades locais podem participar no programa através
da criação de centros, oferecendo instalações do centro, como cadeiras, bancos,
abrigos, etc The Ward Coordenadores de Educação de Adultos supervisionar as
atividades dos centros.
As contribuições ICBAE
significativas incluem: a promoção de actividades geradoras de rendimentos,
casas melhoradas (apoiado casas de tijolo) e fundos de empréstimo rotativo.
A melhoria da alfabetização de
adultos e educação não formal tem recebido pouca atenção do setor privado, as
ONGs / OCs e governo. As orientações políticas não foram desenvolvidas e ONGs
do sector específico de educação / CBO iniciativas tendem a ser pequenos ou
novos. As ONGs só que intervieram nesta área são:
- "Coligação Haki Yetu muçulmana da Mulher", que executa um programa só as mulheres adultas em Kigamboni Dar es Salaam;
- CARE, que trabalha em Bagamoyo, apoiando as aulas de alfabetização para alunos de mais de 200 adultos;
- SCF trabalhando em Mtwara distrito rural organizando 42 out-of-juvenil da escola para começar a alfabetização de adultos.
FLE programa envolve o processo de oferta de competências
que permitam aos jovens a compreender as inter-relações entre as mudanças de
população, a situação, o desenvolvimento e aspectos da qualidade da vida
humana.
FLE convites para ensinar
habilidades especiais que devem ser eficazes em influenciar a mudança de
atitudes, comportamentos e práticas dos jovens que deveriam levar a uma
adaptação de novos valores positivos para a melhoria da qualidade de vida. As
principais áreas abordadas incluem: dinâmica populacional e suas consequências,
incluindo a saúde reprodutiva, sexualidade e saúde sexual, família e vida
familiar, a igualdade de género ea capacitação das mulheres.
FLE é patrocinado pela Organização
das Nações Unidas para a População (FNUAP). A agência de execução é o
Ministério da Educação e Cultura através do Instituto de Educação Tanzânia
(TIE). O foco principal é sobre a juventude na escola, especificamente na
escola primária padrão de 6 e 7 e do ensino secundário formulário I - IV e
professores universitários de formação. Até agora Iringa, Morogoro, e Mtwara
Regiões foram abrangidas pelo programa. Os métodos empregados para a formação
de jovens para o desenvolvimento de habilidades são: abordagem de investigação,
demonstração, dramatização, estudo de caso e dramatização FLE alcançou os
seguintes: formação de 217 pessoas para a vida familiar da formação de
recursos, elaboração de guias curriculares, manuais de professores e outros
estudantes (37.000 cópias de materiais e 2.000 cartazes de sensibilização)
foram impressos e distribuídos.
Não obstante os êxitos
mencionados, os principais problemas tem sido a falta de fiscais, recursos
físicos e humanos para implementar nacional FLE, de modo a fornecer as
competências essenciais para os grupos-alvo com vista a melhorar a sua
qualidade de vida eo desenvolvimento sustentável.
Educação para
uma vida melhor
A educação tem agora claramente se
tornar um processo permanente, com pessoas de aprendizagem em qualquer idade e
em qualquer lugar como das necessidades e oportunidades surgem. Algumas
oportunidades de aprendizagem fora da escola formal são rigorosamente
estruturado, mas empregar meios não-formal ou formal de entrega de instrução.
Alguns alunos organizam em grupos pequenos ou uso individual de ensino /
aprendizagem de situações, outros ainda fazem uso de modernas de
telecomunicações e tecnologias de computação para alcançar um grande número de
alunos, ou seja, meios de comunicação e canais de comunicação modernos para
fins educacionais - embora isso normalmente não é sua função principal. As
actividades educativas que constituem esta componente do ensino básico são
muitas vezes destinados a reforçar e complementar a educação formal e fora da
escola (não formal) Os programas de ou para atingir o público geral, programas
educacionais e de difusão de mensagens através de rádio e televisão, por exemplo,
podem ser utilizados para melhorar a aprendizagem em sala de aula, reforçar
local do HIV / aids, e / ou atingir o público em geral.
Uma avaliação dos progressos na
educação para uma vida melhor pode analisar mudanças significativas desde 1990
no
- Mobilização social através da informação, educação e comunicação;
- Estabelecimento do quadro político que sublinha a Reforma do Sector da Educação não deverá ter lugar em um vácuo;
- Sensibilização dos agentes de elite (sociais, formadores de opinião, pais e alunos de todas as idades);
- Construção de parceria com os principais parceiros na oferta de educação, incluindo os filantropos privados, comunidade e organizações não-governamentais como o Fundo de Save the Children (Reino Unido), Kuleana (Mwanza), UMATI, WVT, CARE Tanzânia, etc;
- Construção de parceria com doadores comunitários;
- Formação de comissões regionais de participação (por exemplo, Comitês de Educação);
- Utilizando os meios disponíveis com instituições religiosas (Madrasah / Mesquitas / TOLS / templos, seminários, igrejas, tais como Conselho Cristão da Tanzânia (CCT), Tanzânia Conferência Episcopal (TEC), a Fundação Aga Khan, Tanzânia Conselho Islâmico;
- Implementação estruturada de educação formal, juntamente com programas de educação não formal / informal;
- Procurar a assistência técnica no país e no exterior;
- Capacidade de programas de construção de uma gestão eficiente e eficaz das escolas, por exemplo, WDP, ICBAE, CSPD, DBSPE, RIPs, ACCESS etc rumo positivo.
Conclusão
Importa referir que históriaas de sucesso no
processo de alfabetização de adultos são aquelas que foram desenvolvidades em
paises em que o regime político foi comunista ou socialista.
Na tanzania enquanto reinava o sistema socialista,
houve sucesso nas campanhas de alfabetização de adultos levadas a cabo após a
independencia nacional como forma unidade nacional e construção de novas
mentalidades.
As campanhas de alfabetização desenvolvidas
tiveram sucessos e permitiu uma rápida redução dos altos níveis de analbetismo
num perído de tempo não superior a 20 anos e a tanzania foi uma das referências
ao nível de muitos Países africanos em geral e da África Austral em particular
tendo incluisve as suas metodologias adoptadas em muitos outros paaises como
Moçambique por exemplo.
Actualmente, as taxas de alfabetização tem
tendências de baixar devido a vários factores de ordem económica por exemplo, o
abandono da escolaridade pelas crianças, a insuficiência de infraestruras de
entre outros factores .
Bibliografia
- Alfabetização na Tanzaania.Disponível em http://www.indexmundi.com/pt/tanzania/taxa_de_alfabetizacao.html Acesso em 20/03/10
- UNESCO. Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos. Brasil 2006
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