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sexta-feira, 6 de julho de 2012

Projecto para a Organizacao de uma Feira de Exposição ambiental


Introdução
O presente trabalho faz a descrição de um projecto de intervenção social com vista a organização de uma Feira de Exposição ambiental na cidade de Nampula. Esta iniciativa surge porque ao nível local, existem muitos problemas ambientais com destaque para: problema de lixo, o fraco saneamento do meio e a erosão dos solos em muitos bairros e a população pouco fazem para a sua eliminação. No entanto, algumas instituições, ONG`s e Organizações Comunitárias de Base, Artistas e outros membros da comunidade, têm realizado algumas actividades a baixo custo com alguns impacto mas a maioria das comunidades não conhecem tais tecnologias e nunca viram.
O presente projecto pretende criar um espaço para divulgar as boas experiências para gestão ambiental aos munícipes da cidade de Nampula para que as comunidades possam capitalizar tais experiencias  e que façam o uso no seu dia dia com vista a resolver os problemas locais e ate gerar receitas para o seu sustento.
Para a concepcão do projecto, o proponente inspirou-se numa feira anteriormente organizada pelo Fundo do Ambiente na qual foram expostos alguns produtos de alguns fazedores  do ambiente com destaque para artistas plásticos que fazem o uso de material utilizado como garrafas, sacos velhos, panos velhos para a sua reutilização e por fim gerar renda.
Feita a descrição o projecto apresenta 16 subpontos organizados em enquadramento, problematização, os métodos de intervenção, os objectivos alcançar, os temas que serão elegíveis, a organização do trabalho (equipas de intervenientes e de trabalho), a monitoria vs avaliação, a sustentabilidade e finalmente o cronograma de actividades e a proposta de orçamento necessário


 

1.  Tema: Projecto para a Organizacao de uma Feira de Exposição ambiental na cidade de Nampula

1.1 Enquadramento do projecto

A Gestão Ambiental Urbana constitui na actualidade um dos desafios de carácter emergente para os Centros Urbanos de Moçambique pois este é um desafio complexo de natureza multissectorial e constitui uma das atribuições dos Governos e Autarquias locais, daí que e pertinente que os munícipes estejam devidamente capacitados. Reconhecendo que, no quadro da descentralização da governação as organizações da Sociedade Civil, assumem um papel relevante na gestão do Ambiente nas zonas urbanas, no que respeita a divulgação de boas praticas ambientais sobre como fazer o reaproveitamento dos resíduos, o combate a erosão, o saneamento básico do meio entre outros problemas, como forma de melhor contribuir para uma gestão ambiental urbana mais participativa e funcional de modo a que possam fazer frente aos desafios que se apresentam diariamente na sua área de jurisdição.
Por orientação da SEXA Ministra para a Coordenação da Acção Ambiental, as instituições do ambiente, tanto governamentais e não governamentais são chamadas ao desafios de promover feiras ambientais nacionais, provinciais, distritais até ao nível das povoasses com o objectivo de expor boas práticas em prol do ambiente e ao mesmo tempo servir de um espaço para a discussão da questão do ambiente para em seguida, serem sistematizadas por instituições académicas com vista a divulgação das boas práticas, bem como a utilização dos instrumentos de gestão ambiental pela sociedade. Ainda é papel  das organizações do sector do ambiente, preparar cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente de um modo geral, pensando globalmente e agindo localmente.
É nesta perspectiva que se pretende promover uma Feira Ambiental como forma de elevar os níveis de cidadania, gerando pessoas que saibam se posicionar no sentido tornar as cidades um espaço para um desenvolvimento equilibrado e ambientalmente saudável.

 
1.2 Problematização

Um dos grandes problemas da gestão ambiental nos nossos dias tanto no campo assim como nas cidades, é a fraca cultura ambiental dos muitos moradores aliada a fraqueza dos programas de Educação Ambiental que têm sido levados a cabo. Mas em contrapartida, existem algumas boas práticas que  são feitas de forma isolada por alguns artistas, especialistas e membros das comunidades  que concorrem para a boa gestão do meio ambiente que não são aproveitadas pelas comunidades. Como consequência, as populações assistem e não se envolvem nos problemas ligados a erosão dos solos, a má gestão de Resíduos Sólidos e o Fraco Saneamento do meio que lhes afecta a cada dia e deixam a responsabilidade para o governo.
Neste sentido coloca-se uma questão de como fazer com que tais experiências e boas práticas sejam conhecidas e consequentemente aproveitadas pelas populações para a solução dos seus problemas ambientas?

1.3 Descrição da intervenção do projecto

Na Exposição Ambiental, a ter lugar na cidade de Nampula, pretende-se que seja um espaço em que os diferentes intervenientes na Gestão do ambiente; Artistas; Investigadores; Académicos e outros, de forma individual ou colectiva, exponham os seus produtos para o público. Tais trabalhos devem versar sobre as formas de resolução com base nos recursos locais como a reciclagem e reaproveitamento do lixo, as técnicas de baixo custo para o combate a erosão, as tecnologias de baixo custo de saneamento do meio, entre outras. Estes trabalhos serão trazidos pelos expositores `a Feira, como forma de mostrar o seu trabalho diário.
A equipa de proponentes deste projecto, como equipa que vai organizar este evento irá convidar os interessados e analisar os produtos ou materiais a serem expostos durante a Feira como forma de garantir que estes sejam realmente de impacto para as comunidades através de uma equipa de trabalho que será criada para o efeito. A população em geral será chamada a visitar a feira de forma gratuita durante o decurso da mesma para melhor se inteirar das experiências e capitalizá-la para a sua aplicação para combater os seus problemas ambientais e até mesmo a identificação de novas fontes de renda.

1.4 Metodologias de intervenção do projecto

Para atingir os objectivos anteriormente citados, durante a Feira do Ambiente que se pretende que seja no alpendre da Universidade pedagógica, serão usadas as  seguintes metodologias:
1.4.1 Exposições
·         Exposição e explicação de tecnologias de gestão de Resíduos Sólidos, Saneamento do Meio e Combate a Erosão nas comunidades;
·         Exposição de instrumentos orientadores e metodológicos produzidos pelas instituições do governo e de investigação  no âmbito da gestão ambiental urbana

1.4.2 Palestras
Momentos em que especialistas sobre diversos assuntos ambientais farão uma apresentação de até trinta (30) minutos e, na sequência, responderão às perguntas do público sobre:
·         Estudos, Tecnologias e Experiências de gestão ambiental urbana;
·         Metodologias ou estratégias replicáveis nas comunidades para a gestão ambiental

1.5 Temas elegíveis para a Feira

Durante a Feira pretende-se que sejam expostos produtos ou matérias que tenham carácter eminentemente ambiental em três áreas da gestão ambiental nomeadamente:
·         Resíduos Sólidos (Estudos, tecnologias de baixo custo, experiencias, diferentes formas de reaproveitamento dos resíduos)
·         Combate a erosão dos solos (Estudos, tecnologias de baixo custo, experiências)
·         Saneamento do Meio (Estudos, Tecnologias de baixo custo, experiências)

1.6 Parceiros do projecto
Para o presente projecto foram identificados os seguintes parceiros:
·         Fundo Nacional do Ambiente – irá financiar a totalidade do projecto com recursos financeiros
·         Instituições do Sector do Ambiente da Cidade de Nampula – Irão disponibilizar pessoal técnico  para integrar as equipas de trabalhos a serem criadas e assessorar na avaliação dos produtos dos expositores;
·         Universidade Pedagógica de Nampula- Irá disponibilizar o alpendre para a realização do evento e
·         CMCN – Irá disponibilizar transporte para os expositores .

1.7 Objectivos do projecto da Feira
Em seguida apresentam-se o objectivo geral e específicos que se pretendem atingir com a implementação deste projecto.

1.7.1 Objectivo Geral
A Feira Ambiental tem como objectivo geral:
·         Divulgar as boas experiências para gestão ambiental aos munícipes da cidade de Nampula

1.7.2 Objectivos específicos
1     Demonstrar diferentes tecnologias de baixo comunidade de gestão do lixo, combate a erosão e saneamento do meio usadas nas comunidades;
2     Consciencializar as comunidades locais para o seu envolvimento e participação nos programas de gestão ambiental;
3     Promover trocas de experiências entre os diferentes intervenientes nas actividades ambientais que contribuem para geração de renda.

1.8 Resultados esperados
1     Demonstradas diferentes tecnologias de baixo comunidade de gestão do lixo, combate a erosão e saneamento do meio usadas nas comunidades;
2     Consciencializadas comunidades locais para o seu envolvimento e participação nos programas de gestão ambiental;
3     Promovidas trocas de experiências entre os diferentes intervenientes nas actividades ambientais que contribuem para geração de renda.


1.9 Participantes da Feira Ambiental
Poderão participar na feira como expositores pessoas ou instituições de forma individual ou colectivamente como:
1.    Instituições Públicas que realizam actividades em prol do ambiente
2.     ONG`s e ou OCB`s Ambientais com actividades de impacto na área de meio ambiente
3.    Instituições de Ensino e de Investigação com experiencias
4.     Artistas que realizam trabalhos de reciclagem e reaproveitamento do lixo (pintores, artistas plásticos, cestarias, entre outros).
5.    Escolas de arte que promovem actividades artísticas com alunos ou resultados de aulas de educação Estética vs Arte e Costura

1.10 Equipas de trabalho

As equipas de trabalho, serão subdividas em três nomeadamente: Equipa de Documentação e Informação; Equipa de Angariação de Expositores e Equipa da Logística com as seguintes responsabilidades. Esse pessoal será recrutado de algumas instituições parceiras do projecto e outra a contactar.

1.10.1 Equipa de documentação e Informação:
Esta equipa tem a responsabilidade de gerir toda a documentação referente a Feira como:
·         Produzir e endereçar as cartas de convite e de pedidos de apoio
·         Inscrever os expositores interessados
·         Produzir actas dos encontros e Relatórios das actividades
·         Produzir as fichas de inscrição
·         Conceber as propostas dos os materiais de divulgação
·         Divulgar a feira nos órgãos de comunicação social

1.10.2 Equipa de Angariação de expositores
Esta equipa vai garantir a presença dos expositores na feira e tem as seguintes responsabilidades:
·         Identificar os potenciais expositores;
·         Deslocar-se aos locais onde os expositores realizam as suas actividades para verificar os materiais a serem expostos;
·         Manter contacto permanente com os expositores;
·         Avaliar os materiais a serem expostos na feira;
·         Transportar os expositores para o local de exposição



1.10.3 Equipa da logística
Esta equipa vai garantir toda a logística da feira e tem as seguintes responsabilidades:
·         Fazer a gestão dos recursos financeiros e materiais para a feira;
·         Manter contactos com os prestadores de serviços;
·         Adquirir e gerir materiais necessários para as equipas de trabalho;
·         Manter contactos com casas de pasto para alojamento dos expositores
·         Deslocar-se as diferentes empresas para o pedido de apoio

1.11 Monitoria e Avaliação


A tarefa de monitoria será feita com base em indicadores objectivamente verificáveis, bem como os meios de verificação e fontes de informação a serem identificados. Através destes indicadores será a responsabilidade dos proponentes e o levantamento dos mesmos, com vista permitir uma análise interna dos progressos, quinzenalmente.
Os proponentes irão monitorar as equipas de trabalho criadas para garantir que os expositores tragam produtos que se enquadram aos objectivos da Feira e por sua vez as equipas de trabalho, a monitoria será para orientar os trabalhos dos expositores.
Pelo tempo previsto do projecto, abre-se espaço para dois momentos de avaliação: durante a Feira em estará disponível um livro de opiniões e sugestões para todos os intervenientes (expositores e visitantes)n fazerem avaliação do que tiverem visto e outra no final do projecto em que todos os intervenientes serão chamados para analisar o grau de alcance dos objectivos previstos e dos resultados alcançados, através de um encontro de avaliação.

 

1.12 Sustentabilidade do projecto


Neste projecto, a sustentabilidade da continuidade das acções a serem realizadas neste Feira Ambiental será assegurada pelo envolvimento e capacitação dos participantes (Expositores, Palestrantes e a Comunidade em Geral), que irão aplicar e replicar as experiências nas diversas comunidades locais onde realizam as suas actividades com os membros destas.
Aos Governos distritais serão orientados a planificar nos seus Planos de Actividades Anuais actividades ligadas a Feiras e Exposições em matéria de gestão ambiental, nos Postos Administrativos, Localidades e Povoações boas experiencias locais.

1.13 Pontos fortes e fracos.
Como projecto a ser implementado sempre há espaços para colocar espectativas, identificando os pontos fortes que poderão ajudar o projecto e os pontos fracos que poderão prejudicar o projecto incluindo estratégias para potenciar fortes ou ultrapassar os fracos
1.13.1 Pontos fortes
·         Para o presente projecto, foram identificados alguns artistas e organizações que fazem artes com base no lixo, como sua actividade de sustentabilidade e a Feira será um espaços para expor e vender os seus produtos
·         Ao proponente é uma pessoa experimentada em matéria de organização de feira Ambiental o que irá facilitar ainda mais a materialização do evento;
·         A presença de instituições do ambiente a trabalhar na cidade de Nampula incluindo o CMCN poderá ser um incentivo para o projecto que aparentemente é novo com esta visão.
1.13.2Fraquezas
·         Que as pessoas que visitarem a feira se preocupem apenas para assistir e não conseguir capitalizar nenhuma experiência para aplicar na vida prática para tal pretende-se fortificar as palestras e campanhas de consciencialização;



 
1.14Cronograma de actividades

Actividade

Responsabilidade
Período de execução
Set
Out
Nov
Dez
01
Criar três equipas de trabalho para Feira
C. Técnico




02
Identificar o local da realização da feira na cidade de Nampula
Proponentes do projecto




03
Contactar os potenciais  expositores  (na região norte)
Equipa de angariação




04
Anunciar a feira na Imprensa (Jornal Noticias, MR e TVM)
Equipa de Doc e Informação




05
Produzir materiais de divulgação da feira (panfletos, camisetes, bonés, cartazes)
Equipa de Doc e Informação




06
Produzir fichas de inscrição dos participantes
Equipa de Doc  Informação




07
Inscrever os participantes
Doc e Informação




09
Contactar prestadores de serviço (logística,  protocolo, limpeza, etc)
Equipa de Logística




10
Divulgar a Feira à Comunidade
Equipa de Doc e Informação




11
Convidar diferentes personalidades para participar na feira
Proponentes do projecto




12
Manter contacto permanente com os expositores 
Equipa de Angaric de Expositores




13
Transportar os expositores para o local da realização do evento
Equipa de Angaric de Expositores




14
Realizar a feira do Ambiente
Grupos de trabalho




15
Realizar encontros de concertação das equipas técnicas
Proponentes do projecto




16
Produzir Relatório final sobre a feira
Equipa de Doc e Informação




17
Deslocar-se a empresas para pedidos de apoio
Equipa de Logística




1.15  Recursos necessários

Tipos de recurso
Descrição
Materiais
·         Camisetes e bonés
·         Panfletos
·         Cartazes
·         Dísticos
·         Viatura para transporte  do pessoal
Humanos
·         Um gestor do projecto
·         Um contabilista
·         Colaboradores das equipas técnicas
·         Potenciais expositores (palestrantes e expositores)
Financeiros
·         514.000,00

1.16  Proposta de orçamento
Item
Descrição
Quant
Valor
Divulgaçào
Pagamento para divulgação da Feira no Jornal Noticias, RM e TVM
03
10.000,00
Produção de Panfletos
500
5.000,00
Produção de Dísticos
05
10.000,00
Produção de Cartazes
200
7.500,00
Produção de camisetes
250
62.500,00
Transporte
Combustível para deslocação da equipa de angariação de expositores dentro e fora da cidade de Nampula

10.000,00
Transporte dos expositores para o local da Feira
15
10.000,00
Alimentação
Lanche para os expositores durante a feira
2x50
20.000,00
Aguas para os expositores
4x50
4.000,00
Almoços para os expositores e pessoal de apoio
2x50
35.000,00
Alojamento
Alojamento para expositores fora da cidade de Nampula
15x4
90.000,00
Comunicação
Recargas para os membros das equipas de trabalho (Vodacom e Mcel)
500x15
7.500,00
Perdiem
Ajudas de custo para deslocação das equipas de trabalho fora de Nampula

50.000,00
Perdiem para os expositores fora de Nampula
15x4
60.000,00
Honorários
Pagamento dos Grupos culturais
4
10.000,00
Filmagem
Filmagem do evento para produção de um vídeo

7.500,00
Diverso material de escritório
Papel A4
Papel de cartolina
Torner
Papel gigante



10.000,00
Confraternização
Lanche de confraternização com expositores e convidados
75
75.000,00
Espaço
Pagamento do espaço de realização da Feira

15.000,00
Aluguer de uma lona Gigante para 3 dias no local

15.000,00
Total (Quinhentos e catorze  mil meticais)
514.000,00

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