Introdução
O
presente trabalho faz a descrição de um projecto de intervenção social com
vista a organização de uma Feira de Exposição ambiental na cidade de Nampula.
Esta iniciativa surge porque ao nível local, existem muitos problemas
ambientais com destaque para: problema de lixo, o fraco saneamento do meio e a
erosão dos solos em muitos bairros e a população pouco fazem para a sua
eliminação. No entanto, algumas instituições, ONG`s e Organizações Comunitárias
de Base, Artistas e outros membros da comunidade, têm realizado algumas
actividades a baixo custo com alguns impacto mas a maioria das comunidades não
conhecem tais tecnologias e nunca viram.
O presente
projecto pretende criar um espaço para divulgar as boas experiências para
gestão ambiental aos munícipes da cidade de Nampula para que as comunidades
possam capitalizar tais experiencias e
que façam o uso no seu dia dia com vista a resolver os problemas locais e ate
gerar receitas para o seu sustento.
Para a concepcão do projecto, o proponente inspirou-se
numa feira anteriormente organizada pelo Fundo do Ambiente na qual foram
expostos alguns produtos de alguns fazedores
do ambiente com destaque para artistas plásticos que fazem o uso de
material utilizado como garrafas, sacos velhos, panos velhos para a sua reutilização
e por fim gerar renda.
Feita a descrição o projecto apresenta 16 subpontos
organizados em enquadramento, problematização, os métodos de intervenção, os
objectivos alcançar, os temas que serão elegíveis, a organização do trabalho
(equipas de intervenientes e de trabalho), a monitoria vs avaliação, a
sustentabilidade e finalmente o cronograma de actividades e a proposta de
orçamento necessário
1.
Tema: Projecto
para a Organizacao de uma Feira de Exposição ambiental na cidade de Nampula
1.1 Enquadramento do projecto
A
Gestão Ambiental Urbana constitui na actualidade um dos desafios de carácter
emergente para os Centros Urbanos de Moçambique pois este é um desafio complexo
de natureza multissectorial e constitui uma das atribuições dos Governos e
Autarquias locais, daí que e pertinente que os munícipes estejam devidamente
capacitados. Reconhecendo que, no quadro da descentralização da governação as
organizações da Sociedade Civil, assumem um papel relevante na gestão do
Ambiente nas zonas urbanas, no que respeita a divulgação de boas praticas
ambientais sobre como fazer o reaproveitamento dos resíduos, o combate a
erosão, o saneamento básico do meio entre outros problemas, como forma de
melhor contribuir para uma gestão ambiental urbana mais participativa e
funcional de modo a que possam fazer frente aos desafios que se apresentam
diariamente na sua área de jurisdição.
Por
orientação da SEXA Ministra para a Coordenação da Acção Ambiental, as
instituições do ambiente, tanto governamentais e não governamentais são
chamadas ao desafios de promover feiras ambientais nacionais, provinciais,
distritais até ao nível das povoasses com o objectivo de expor boas práticas em
prol do ambiente e ao mesmo tempo servir de um espaço para a discussão da
questão do ambiente para em seguida, serem sistematizadas por instituições
académicas com vista a divulgação das boas práticas, bem como a utilização dos
instrumentos de gestão ambiental pela sociedade. Ainda é papel das organizações do sector do ambiente,
preparar cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente de um modo
geral, pensando globalmente e agindo localmente.
É nesta
perspectiva que se pretende promover uma Feira Ambiental como forma de elevar
os níveis de cidadania, gerando pessoas que saibam se posicionar no sentido
tornar as cidades um espaço para um desenvolvimento equilibrado e
ambientalmente saudável.
1.2 Problematização
Um dos
grandes problemas da gestão ambiental nos nossos dias tanto no campo assim como
nas cidades, é a fraca cultura ambiental dos muitos moradores aliada a fraqueza
dos programas de Educação Ambiental que têm sido levados a cabo. Mas em
contrapartida, existem algumas boas práticas que são feitas de forma isolada por alguns
artistas, especialistas e membros das comunidades que concorrem para a boa gestão do meio
ambiente que não são aproveitadas pelas comunidades. Como consequência, as
populações assistem e não se envolvem nos problemas ligados a erosão dos solos,
a má gestão de Resíduos Sólidos e o Fraco Saneamento do meio que lhes afecta a
cada dia e deixam a responsabilidade para o governo.
Neste
sentido coloca-se uma questão de como fazer com que tais experiências e boas
práticas sejam conhecidas e consequentemente aproveitadas pelas populações para
a solução dos seus problemas ambientas?
1.3 Descrição
da intervenção do projecto
Na
Exposição Ambiental, a ter lugar na cidade de Nampula, pretende-se que seja um
espaço em que os diferentes intervenientes na Gestão do ambiente; Artistas;
Investigadores; Académicos e outros, de forma individual ou colectiva, exponham
os seus produtos para o público. Tais trabalhos devem versar sobre as formas de
resolução com base nos recursos locais como a reciclagem e reaproveitamento do
lixo, as técnicas de baixo custo para o combate a erosão, as tecnologias de
baixo custo de saneamento do meio, entre outras. Estes trabalhos serão trazidos
pelos expositores `a Feira, como forma de mostrar o seu trabalho diário.
A equipa
de proponentes deste projecto, como equipa que vai organizar este evento irá
convidar os interessados e analisar os produtos ou materiais a serem expostos
durante a Feira como forma de garantir que estes sejam realmente de impacto
para as comunidades através de uma equipa de trabalho que será criada para o
efeito. A população em geral será chamada a visitar a feira de forma gratuita
durante o decurso da mesma para melhor se inteirar das experiências e
capitalizá-la para a sua aplicação para combater os seus problemas ambientais e
até mesmo a identificação de novas fontes de renda.
1.4 Metodologias de intervenção do
projecto
Para atingir os
objectivos anteriormente citados, durante a Feira do Ambiente que se pretende
que seja no alpendre da Universidade pedagógica, serão usadas as seguintes metodologias:
1.4.1 Exposições
·
Exposição
e explicação de tecnologias de gestão de Resíduos Sólidos, Saneamento do Meio e
Combate a Erosão nas comunidades;
·
Exposição
de instrumentos orientadores e metodológicos produzidos pelas instituições do
governo e de investigação no âmbito da
gestão ambiental urbana
1.4.2 Palestras
Momentos em que
especialistas sobre diversos assuntos ambientais farão uma apresentação de até
trinta (30) minutos e, na sequência, responderão às perguntas do público sobre:
·
Estudos, Tecnologias e
Experiências de gestão ambiental urbana;
·
Metodologias ou estratégias
replicáveis nas comunidades para a gestão ambiental
1.5 Temas elegíveis para a Feira
Durante a
Feira pretende-se que sejam expostos produtos ou matérias que tenham carácter
eminentemente ambiental em três áreas da gestão ambiental nomeadamente:
·
Resíduos Sólidos (Estudos, tecnologias de baixo custo,
experiencias, diferentes formas de reaproveitamento dos resíduos)
·
Combate a erosão dos solos (Estudos, tecnologias de baixo
custo, experiências)
·
Saneamento do Meio (Estudos, Tecnologias de baixo custo,
experiências)
1.6 Parceiros do projecto
Para o
presente projecto foram identificados os seguintes parceiros:
·
Fundo Nacional do Ambiente – irá financiar a totalidade
do projecto com recursos financeiros
·
Instituições do Sector do Ambiente da Cidade de Nampula –
Irão disponibilizar pessoal técnico para
integrar as equipas de trabalhos a serem criadas e assessorar na avaliação dos
produtos dos expositores;
·
Universidade Pedagógica de Nampula- Irá disponibilizar o
alpendre para a realização do evento e
·
CMCN – Irá disponibilizar transporte para os expositores
.
1.7 Objectivos do projecto da Feira
Em
seguida apresentam-se o objectivo geral e específicos que se pretendem atingir
com a implementação deste projecto.
1.7.1 Objectivo Geral
A Feira Ambiental
tem como objectivo geral:
·
Divulgar as boas experiências para gestão ambiental aos
munícipes da cidade de Nampula
1.7.2 Objectivos específicos
1
Demonstrar diferentes tecnologias de baixo comunidade de
gestão do lixo, combate a erosão e saneamento do meio usadas nas comunidades;
2
Consciencializar as comunidades locais para o seu
envolvimento e participação nos programas de gestão ambiental;
3
Promover trocas de experiências entre os diferentes
intervenientes nas actividades ambientais que contribuem para geração de renda.
1.8 Resultados esperados
1
Demonstradas diferentes tecnologias de baixo comunidade
de gestão do lixo, combate a erosão e saneamento do meio usadas nas comunidades;
2
Consciencializadas comunidades locais para o seu
envolvimento e participação nos programas de gestão ambiental;
3
Promovidas trocas de experiências entre os diferentes
intervenientes nas actividades ambientais que contribuem para geração de renda.
1.9 Participantes da Feira Ambiental
Poderão
participar na feira como expositores pessoas ou instituições de forma
individual ou colectivamente como:
1.
Instituições Públicas que realizam actividades em prol do
ambiente
2.
ONG`s e ou OCB`s
Ambientais com actividades de impacto na área de meio ambiente
3.
Instituições de Ensino e de Investigação com experiencias
4.
Artistas que
realizam trabalhos de reciclagem e reaproveitamento do lixo (pintores, artistas
plásticos, cestarias, entre outros).
5.
Escolas de arte que promovem actividades artísticas com
alunos ou resultados de aulas de educação Estética vs Arte e Costura
1.10 Equipas de trabalho
As
equipas de trabalho, serão subdividas em três nomeadamente: Equipa de
Documentação e Informação; Equipa de Angariação de Expositores e Equipa da
Logística com as seguintes responsabilidades. Esse pessoal será recrutado de
algumas instituições parceiras do projecto e outra a contactar.
1.10.1 Equipa
de documentação e Informação:
Esta
equipa tem a responsabilidade de gerir toda a documentação referente a Feira
como:
·
Produzir e endereçar as cartas de convite e de pedidos de
apoio
·
Inscrever os expositores interessados
·
Produzir actas dos encontros e Relatórios das actividades
·
Produzir as fichas de inscrição
·
Conceber as propostas dos os materiais de divulgação
·
Divulgar a feira nos órgãos de comunicação social
1.10.2 Equipa
de Angariação de expositores
Esta
equipa vai garantir a presença dos expositores na feira e tem as seguintes
responsabilidades:
·
Identificar os potenciais expositores;
·
Deslocar-se aos locais onde os expositores realizam as
suas actividades para verificar os materiais a serem expostos;
·
Manter contacto permanente com os expositores;
·
Avaliar os materiais a serem expostos na feira;
·
Transportar os expositores para o local de exposição
1.10.3 Equipa
da logística
Esta
equipa vai garantir toda a logística da feira e tem as seguintes
responsabilidades:
·
Fazer a gestão dos recursos financeiros e materiais para
a feira;
·
Manter contactos com os prestadores de serviços;
·
Adquirir e gerir materiais necessários para as equipas de
trabalho;
·
Manter contactos com casas de pasto para alojamento dos
expositores
·
Deslocar-se as diferentes empresas para o pedido de apoio
1.11 Monitoria e Avaliação
A tarefa de
monitoria será feita com base em indicadores objectivamente verificáveis, bem
como os meios de verificação e fontes de informação a serem identificados. Através
destes indicadores será a responsabilidade dos proponentes e o levantamento dos
mesmos, com vista permitir uma análise interna dos progressos, quinzenalmente.
Os
proponentes irão monitorar as equipas de trabalho criadas para garantir que os
expositores tragam produtos que se enquadram aos objectivos da Feira e por sua
vez as equipas de trabalho, a monitoria será para orientar os trabalhos dos
expositores.
Pelo tempo
previsto do projecto, abre-se espaço para dois momentos de avaliação: durante a
Feira em estará disponível um livro de opiniões e sugestões para todos os
intervenientes (expositores e visitantes)n fazerem avaliação do que tiverem
visto e outra no final do projecto em que todos os intervenientes serão
chamados para analisar o grau de alcance dos objectivos previstos e dos
resultados alcançados, através de um encontro de avaliação.
1.12 Sustentabilidade do projecto
Neste
projecto, a sustentabilidade da continuidade das acções a serem realizadas
neste Feira Ambiental será assegurada pelo envolvimento e capacitação dos
participantes (Expositores, Palestrantes e a Comunidade em Geral), que irão
aplicar e replicar as experiências nas diversas comunidades locais onde
realizam as suas actividades com os membros destas.
Aos Governos
distritais serão orientados a planificar nos seus Planos de Actividades Anuais
actividades ligadas a Feiras e Exposições em matéria de gestão ambiental, nos
Postos Administrativos, Localidades e Povoações boas experiencias locais.
1.13 Pontos fortes e fracos.
Como projecto
a ser implementado sempre há espaços para colocar espectativas, identificando
os pontos fortes que poderão ajudar o projecto e os pontos fracos que poderão
prejudicar o projecto incluindo estratégias para potenciar fortes ou
ultrapassar os fracos
1.13.1 Pontos
fortes
·
Para o
presente projecto, foram identificados alguns artistas e organizações que fazem
artes com base no lixo, como sua actividade de sustentabilidade e a Feira será
um espaços para expor e vender os seus produtos
·
Ao proponente
é uma pessoa experimentada em matéria de organização de feira Ambiental o que
irá facilitar ainda mais a materialização do evento;
·
A presença de
instituições do ambiente a trabalhar na cidade de Nampula incluindo o CMCN
poderá ser um incentivo para o projecto que aparentemente é novo com esta
visão.
1.13.2Fraquezas
·
Que as
pessoas que visitarem a feira se preocupem apenas para assistir e não conseguir
capitalizar nenhuma experiência para aplicar na vida prática para tal
pretende-se fortificar as palestras e campanhas de consciencialização;
1.14Cronograma de actividades
Actividade
|
Responsabilidade
|
Período
de execução
|
||||
Set
|
Out
|
Nov
|
Dez
|
|||
01
|
Criar três equipas de trabalho para Feira
|
C. Técnico
|
|
|
|
|
02
|
Identificar o local da realização da feira na cidade de
Nampula
|
Proponentes do projecto
|
|
|
|
|
03
|
Contactar os potenciais
expositores (na região norte)
|
Equipa de angariação
|
|
|
|
|
04
|
Anunciar a feira na Imprensa (Jornal Noticias, MR e
TVM)
|
Equipa de Doc e Informação
|
|
|
|
|
05
|
Produzir materiais de divulgação da feira (panfletos,
camisetes, bonés, cartazes)
|
Equipa de Doc e Informação
|
|
|
|
|
06
|
Produzir fichas de inscrição dos participantes
|
Equipa de Doc
Informação
|
|
|
|
|
07
|
Inscrever os participantes
|
Doc e Informação
|
|
|
|
|
09
|
Contactar prestadores de serviço (logística, protocolo, limpeza, etc)
|
Equipa de Logística
|
|
|
|
|
10
|
Divulgar a Feira à Comunidade
|
Equipa de Doc e Informação
|
|
|
|
|
11
|
Convidar diferentes personalidades para participar na
feira
|
Proponentes do projecto
|
|
|
|
|
12
|
Manter contacto permanente com os expositores
|
Equipa de Angaric de Expositores
|
|
|
|
|
13
|
Transportar os expositores para o local da realização
do evento
|
Equipa de Angaric de Expositores
|
|
|
|
|
14
|
Realizar a feira do Ambiente
|
Grupos de trabalho
|
|
|
|
|
15
|
Realizar encontros de concertação das equipas técnicas
|
Proponentes do projecto
|
|
|
|
|
16
|
Produzir Relatório final sobre a feira
|
Equipa de Doc e Informação
|
|
|
|
|
17
|
Deslocar-se a empresas para pedidos de apoio
|
Equipa de Logística
|
|
|
|
|
1.15 Recursos necessários
Tipos de
recurso
|
Descrição
|
Materiais
|
·
Camisetes e bonés
·
Panfletos
·
Cartazes
·
Dísticos
·
Viatura para transporte
do pessoal
|
Humanos
|
·
Um gestor do projecto
·
Um contabilista
·
Colaboradores das equipas técnicas
·
Potenciais expositores (palestrantes e expositores)
|
Financeiros
|
·
514.000,00
|
1.16
Proposta de orçamento
Item
|
Descrição
|
Quant
|
Valor
|
Divulgaçào
|
Pagamento
para divulgação da Feira no Jornal Noticias, RM e TVM
|
03
|
10.000,00
|
Produção
de Panfletos
|
500
|
5.000,00
|
|
Produção
de Dísticos
|
05
|
10.000,00
|
|
Produção
de Cartazes
|
200
|
7.500,00
|
|
Produção
de camisetes
|
250
|
62.500,00
|
|
Transporte
|
Combustível
para deslocação da equipa de angariação de expositores dentro e fora da
cidade de Nampula
|
|
10.000,00
|
Transporte
dos expositores para o local da Feira
|
15
|
10.000,00
|
|
Alimentação
|
Lanche
para os expositores durante a feira
|
2x50
|
20.000,00
|
Aguas
para os expositores
|
4x50
|
4.000,00
|
|
Almoços
para os expositores e pessoal de apoio
|
2x50
|
35.000,00
|
|
Alojamento
|
Alojamento
para expositores fora da cidade de Nampula
|
15x4
|
90.000,00
|
Comunicação
|
Recargas
para os membros das equipas de trabalho (Vodacom e Mcel)
|
500x15
|
7.500,00
|
Perdiem
|
Ajudas
de custo para deslocação das equipas de trabalho fora de Nampula
|
|
50.000,00
|
Perdiem
para os expositores fora de Nampula
|
15x4
|
60.000,00
|
|
Honorários
|
Pagamento
dos Grupos culturais
|
4
|
10.000,00
|
Filmagem
|
Filmagem
do evento para produção de um vídeo
|
|
7.500,00
|
Diverso material de escritório
|
Papel
A4
Papel
de cartolina
Torner
Papel
gigante
|
|
10.000,00
|
Confraternização
|
Lanche
de confraternização com expositores e convidados
|
75
|
75.000,00
|
Espaço
|
Pagamento
do espaço de realização da Feira
|
|
15.000,00
|
Aluguer
de uma lona Gigante para 3 dias no local
|
|
15.000,00
|
|
Total (Quinhentos
e catorze mil meticais)
|
514.000,00
|
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