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quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pressupostos curriculares e Niveis de Desenvolvimento curricular


Introdução

Falar de Desenvolvimento e Avaliação Curricular, implica necessariamente antes de qualquer outra abordagem falar dos pressupostos que norteiam a produção do mesmo. Pressupostos curriculares como conjunto de linhas de orientação que devem tomados em conta na elaboração do currículo escolar, são analisados neste trabalho tanto em termos de conceitos assim como em termos de elementos que o constituem.
Com objectivo de analisar os pressupostos que são tomados em conta na elaboração de um plano  curricular, tomando em conta a realidade moçambicana, o trabalho fala ainda dos níveis de Desenvolvimento curricular num segundo momento.
Para a produção do trabalho, o grupo recorreu a consulta bibliográfica sobre autores que versam sobre a matéria com destaque para Ribeiro, Zabalza e consulta de internet.

 1.    Pressupostos curriculares
Pressuposto significado algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente; é uma pressuposição. Pressuposto também pode ser relacionamento a um propósito ou pretexto, ou um plano.
Para a área do Direito, pressuposto é um facto ou circunstância que se considera como antecedente necessário de outra, ou também quando alguma hipótese ou suposição deve ser lançada antes de ser provada.
Pressupostos são idéias não expressas de maneira explícita, mas que pode ser percebida a partir de certas palavras ou expressões utilizadas. Quanto a utilização de pressupostos, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações explícitas.
Exemplo de frase: A actividade de radiodifusão deve respeitar as condições pressupostas na atribuição do alvará para o seu exercício. Qualquer justificação de um currículo a todos os níveis inclui em principio, a referência a um conjunto de pressupostos provenientes de três horizontes de legitimidade, traduzindo-se  num enunciado de finalidades educativas que orienta e justifica um conjunto de objectivos de educação. Neste  contexto, os pilares são A Sociedade, Sujeito a Ensinar, o processo de aprendizagem e o Universo de Conhecimento ou cultura e a Ideologia .

1.1 A Sociedade

Um conjunto de critérios justificativos deriva da analise da sociedade que o currículo pretende promover ou servir em termos de valores culturais e sociais a defender, metas ou objectivos sociais, de necessidades ou problemas a satisfazer – Pressupostos Socioculturais.
A análise de factores Político-institucionais, culturais, sociais e económicos, justifica na medida em que o currículo escolar surge como veiculo na preparação de crianças e jovens para serem membros da sociedade. O meio social exerce a sua influencia no currículo, no sentido de resistir ou acelerar a mudanças (de acordo as mutações sócio culturais) e mediante o controlo do Sistema Educativo.
As perspectivas a salientar na analise dos fundamentos e influencias sócio culturais sintetizam-se
·         A tradição histórica ou cultural do sistema educativo
·         As funções sociais da escola
·         O contexto social, económico e politico (relevância do conteúdo face as necessidades e metas da sociedade) e
·         Factores de controlo e influência da sociedade sobre o currículo
A análise da politica educativa de um Pais, nas suas opções fundamentais e na realidade de textos legais e praticas educativas constitui um excelente instrumento de clarificação dos pressupostos e orientações socioculturais do currículo ou um ponto de partida concreto para a justificação social (HAINAUT apud RAMIRO.53)


1.2 O Sujeito a Ensinar e o processo de aprendizagem 

Um conjunto que provem da analise do sujeito e processo de aprendizagem, em termos de características reais e desejáveis do educando, das condições do processo de aprender – Pressupostos Psicopedagógicos.
A analise dos pressupostos psicopedagogicos encontra a sua razão de ser , pelo facto do currículo se dirigir a um grupo de alunos num dado tempo da sua escolarização com certas características necessárias e níveis de desenvolvimento humano.
A análise de factores psicopedagogicos obrigara a considerar os seguintes aspectos
·         A natureza e desenvolvimento do sujeito da aprendizagem e
·         A natureza e condições do processo de aprendizagem escolar.
As implicações deste pressuposto no ponto de vista de desenvolvimento curricular constitui a necessidade de estruturar e sequenciar os objectivos e conteúdos em consonância com os níveis de desenvolvimento do educando e as exigências de estruturação hierárquica das teses de aprendizagem nela implícitos.

1.3 O Universo de Conhecimento ou cultura

Outro critério justificativos decorrem na analise do conhecimento e cultural disponível, que se organiza sob formas e áreas disciplinares, cuja a natureza e valor formativo se aceita ou promove – Pressupostos Epistemologicos disciplinares.
O universo do conhecimento humano, organizado em torno de disciplinas tem sido a fonte mais utilizada no Desenvolvimento curricular. A analise das influencias e pressupostos epistemológico discciplinar, pode focar os seguintes aspectos
·         Diferença de âmbito entre universo da cultura em expansão e campo restrito dos conteúdos curriculares
·         Natureza e seleccao dos conteúdos culturais e disciplinas no contexto da finalidade que preside a elaboracao do currículo
·         Natureza do conhecimento disciplinas a adoptar nos currículos, tendo presente a disticao entre as diferentes dimensões de conteúdos disciplinares
·         O problema de organizacao e integracao de conhecimentos culturais provenistes de diferentes disciplinas

1.4 A Ideologia
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a acções políticas, económicas e sociais. O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx a ideologia da classe dominante tinha como objectivo manter os mais ricos no controle da sociedade. No século XX, varias ideologias se destacaram:
·          Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um carácter autoritário, expansionista e militarista.
·          Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
·          Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política
·          Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
·          Ideologia conservadora: idéias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
·          Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controlo de poder.
·          Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.


2.      Níveis de Desenvolvimento curricular

De acordo PACECO (2007) existem três grandes níveis de para o desenvolvimento curricular nomeadamente macro, meso e macro.

2.1 Nível macro
Construção do sistema com base em decisões políticas e interesses nacionais. E o nível mais alto da hierarquia em há interferências políticos, doadores que fazem com que não seja contextualizado. A decisão curricular se expressa no currículo nacional e na garantia das competências de saída a ser assegurada pela escola
 
2.2 Nível meso
É o nível em que as decisões são tomadas através do desempenho de funções específicas como delegados de disciplina ou directores de turma por exemplo que constituem elementos com poder de decisão dentro da escola.
2.3 Nível micro
Este constitui o plano de lição ou sala de aula que constitui a implementação, operacionalização, desenvolvimento ou pratica da acção educativa do professor.
Entre estes 3 níveis há uma certa interdependência pois referem o currículo mas a diferença encontra-se na tomada de decisão.

  Conclusão

Feita analise sobre o tema, conclui-se que antes do desenvolvimento de qualquer currículo é preciso ter em conta os pressupostos ou fundamentos que são ideias não expressas de maneira explícita, mas que pode ser percebida a partir de certas palavras ou expressões utilizadas e quanto a  destes, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações explícitas.
 No seu processo de desenvolvimento um currículo tem 3 niveis de podem ser ao nível mais alto da hierarquia em há interferências políticos, doadores que fazem com que não seja contextualizado, ou ao nível meso em que as decisões são tomadas através do desempenho de funções específicas e o nível micro que constitui a implementação, operacionalização, desenvolvimento ou pratica da acção educativa do professo.




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