Introdução
Falar de Desenvolvimento e Avaliação Curricular, implica
necessariamente antes de qualquer outra abordagem falar dos pressupostos que
norteiam a produção do mesmo. Pressupostos curriculares como conjunto de linhas
de orientação que devem tomados em conta na elaboração do currículo escolar,
são analisados neste trabalho tanto em termos de conceitos assim como em termos
de elementos que o constituem.
Com objectivo de analisar os pressupostos que são tomados
em conta na elaboração de um plano curricular,
tomando em conta a realidade moçambicana, o trabalho fala ainda dos níveis de
Desenvolvimento curricular num segundo momento.
Para a produção do trabalho, o grupo recorreu a consulta
bibliográfica sobre autores que versam sobre a matéria com destaque para
Ribeiro, Zabalza e consulta de internet.
1. Pressupostos
curriculares
Pressuposto significado algo que se pressupõe; que
se supõe antecipadamente; é uma pressuposição. Pressuposto também pode ser
relacionamento a um propósito ou pretexto, ou um plano.
Para a área do Direito, pressuposto é um facto ou
circunstância que se considera como antecedente necessário de outra, ou também
quando alguma hipótese ou suposição deve ser lançada antes de ser provada.
Pressupostos são idéias não expressas de maneira
explícita, mas que pode ser percebida a partir de certas palavras ou expressões
utilizadas. Quanto a utilização de pressupostos, eles devem ser sempre
verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações
explícitas.
Exemplo de frase: A actividade de radiodifusão
deve respeitar as condições pressupostas na atribuição do alvará para o seu
exercício. Qualquer justificação de um currículo a todos os níveis inclui em
principio, a referência a um conjunto de pressupostos provenientes de três horizontes
de legitimidade, traduzindo-se num
enunciado de finalidades educativas que orienta e justifica um conjunto de
objectivos de educação. Neste contexto, os
pilares são A Sociedade, Sujeito a Ensinar, o processo de aprendizagem e o
Universo de Conhecimento ou cultura e a Ideologia .
1.1 A Sociedade
Um conjunto de critérios justificativos deriva da analise
da sociedade que o currículo pretende promover ou servir em termos de valores
culturais e sociais a defender, metas ou objectivos sociais, de necessidades ou
problemas a satisfazer – Pressupostos Socioculturais.
A análise de factores Político-institucionais, culturais,
sociais e económicos, justifica na medida em que o currículo escolar surge como
veiculo na preparação de crianças e jovens para serem membros da sociedade. O
meio social exerce a sua influencia no currículo, no sentido de resistir ou
acelerar a mudanças (de acordo as mutações sócio culturais) e mediante o
controlo do Sistema Educativo.
As perspectivas a salientar na analise dos fundamentos e
influencias sócio culturais sintetizam-se
·
A tradição
histórica ou cultural do sistema educativo
·
As
funções sociais da escola
·
O
contexto social, económico e politico (relevância do conteúdo face as
necessidades e metas da sociedade) e
·
Factores
de controlo e influência da sociedade sobre o currículo
A análise da politica educativa de um Pais, nas suas opções
fundamentais e na realidade de textos legais e praticas educativas constitui um
excelente instrumento de clarificação dos pressupostos e orientações
socioculturais do currículo ou um ponto de partida concreto para a justificação
social (HAINAUT apud RAMIRO.53)
1.2 O Sujeito a Ensinar e o processo de aprendizagem
Um conjunto que provem da analise do sujeito e processo
de aprendizagem, em termos de características reais e desejáveis do educando,
das condições do processo de aprender – Pressupostos Psicopedagógicos.
A analise dos pressupostos psicopedagogicos encontra a
sua razão de ser , pelo facto do currículo se dirigir a um grupo de alunos num
dado tempo da sua escolarização com certas características necessárias e níveis
de desenvolvimento humano.
A análise de factores psicopedagogicos obrigara a
considerar os seguintes aspectos
·
A
natureza e desenvolvimento do sujeito da aprendizagem e
·
A
natureza e condições do processo de aprendizagem escolar.
As implicações deste pressuposto no ponto de vista de
desenvolvimento curricular constitui a necessidade de estruturar e sequenciar
os objectivos e conteúdos em consonância com os níveis de desenvolvimento do
educando e as exigências de estruturação hierárquica das teses de aprendizagem
nela implícitos.
1.3 O Universo de Conhecimento ou cultura
Outro critério justificativos decorrem na analise do
conhecimento e cultural disponível, que se organiza sob formas e áreas
disciplinares, cuja a natureza e valor formativo se aceita ou promove –
Pressupostos Epistemologicos disciplinares.
O universo do conhecimento humano, organizado em torno de
disciplinas tem sido a fonte mais utilizada no Desenvolvimento curricular. A
analise das influencias e pressupostos epistemológico discciplinar, pode focar
os seguintes aspectos
·
Diferença
de âmbito entre universo da cultura em expansão e campo restrito dos conteúdos
curriculares
·
Natureza
e seleccao dos conteúdos culturais e disciplinas no contexto da finalidade que
preside a elaboracao do currículo
·
Natureza
do conhecimento disciplinas a adoptar nos currículos, tendo presente a disticao
entre as diferentes dimensões de conteúdos disciplinares
·
O
problema de organizacao e integracao de conhecimentos culturais provenistes de
diferentes disciplinas
1.4 A Ideologia
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a acções políticas, económicas e sociais. O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx a ideologia da classe dominante tinha como objectivo manter os mais ricos no controle da sociedade. No século XX, varias ideologias se destacaram:
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a acções políticas, económicas e sociais. O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx a ideologia da classe dominante tinha como objectivo manter os mais ricos no controle da sociedade. No século XX, varias ideologias se destacaram:
·
Ideologia fascista: implantada na Itália e
Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um carácter
autoritário, expansionista e militarista.
·
Ideologia comunista: implantada na Rússia e
outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917).
Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
·
Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na
Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política
·
Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante
o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da
burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
·
Ideologia conservadora: idéias ligadas à
manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
·
Ideologia anarquista: defende a liberdade e a
eliminação do estado e das formas de controlo de poder.
·
Ideologia nacionalista: exaltação e
valorização da cultura do próprio país.
2. Níveis de Desenvolvimento curricular
De acordo PACECO (2007) existem três grandes níveis de para o desenvolvimento curricular
nomeadamente macro, meso e macro.
2.1 Nível macro
Construção do sistema com base em decisões políticas
e interesses nacionais. E o nível mais alto da hierarquia em há interferências
políticos, doadores que fazem com que não seja contextualizado. A decisão
curricular se expressa no currículo nacional e na garantia das competências de
saída a ser assegurada pela escola
2.2 Nível meso
É o nível em que as decisões são tomadas através
do desempenho de funções específicas como delegados de disciplina ou directores
de turma por exemplo que constituem elementos com poder de decisão dentro da
escola.
2.3 Nível micro
Este constitui o plano de lição ou sala de aula
que constitui a implementação, operacionalização, desenvolvimento ou pratica da
acção educativa do professor.
Entre estes 3 níveis há uma certa
interdependência pois referem o currículo mas a diferença encontra-se na tomada
de decisão.
Conclusão
Feita analise sobre o tema, conclui-se que antes
do desenvolvimento de qualquer currículo é preciso ter em conta os pressupostos
ou fundamentos que são ideias
não expressas de maneira explícita, mas que pode ser percebida a partir de
certas palavras ou expressões utilizadas e quanto a destes, eles devem ser sempre verdadeiros ou
aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações explícitas.
No seu processo de desenvolvimento
um currículo tem 3 niveis de podem ser ao nível mais alto da hierarquia em há interferências políticos, doadores
que fazem com que não seja contextualizado, ou ao nível meso em que as decisões
são tomadas através do desempenho de funções específicas e o nível micro que constitui
a implementação, operacionalização, desenvolvimento ou pratica da acção
educativa do professo.
Sem comentários:
Enviar um comentário